Vozes de Marias: Arte Feminina em Cena, Corpo e Palavra

👍 Gosto
DO TEXTO: Desde sua primeira edição em 2019 em Portugal, o festival busca promover a visibilidade feminina e aborda temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvim
Cartaz alusivo ao Festival Internacional de Artes no Feminino.


Festival das Marias destaca criadoras e suas lutas nas artes no feminino


"Elas criam, resistem e encantam — porque talento nenhum aceita silêncio."
Vimara Porto

A quinta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino apresenta a série online Vozes de Marias, entre os dias 12 e 18 de maio de 2025, sempre às 18h.

Trata-se de depoimentos por mulheres artistas sobre seus processos de criação em artes no feminino, bem como sobre as discriminações sofridas ao exercer seus respectivos talentos. São 12 mulheres atuantes nas áreas de música, teatro, dança, circo e literatura. A exibição é gratuita e legendada pelo canal do Festival das Marias no YouTube - @FestivaldasMarias.

Realizada desde a primeira edição do Festival, a atual série reúne depoimentos de Jennifer Martins e Isis Talismã (integrantes do Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras - atração musical-circense), da sanfoneira  Renata Sbrighi (idealizadora e regente da Orquestra Sanfônica de São Paulo), das atrizes Antônia Pethit, Athena Leto e Alexia Twister (do premiado infantil Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas - Grupo Arte Simples de Teatro), das escritoras Denise Mello, Paloma Franca Amorim e Ketty Valencio, da articuladora cultural Dani Sampaio, da bailaria Sofia Ó (espetáculo O Nome Mais Belo do Medo) e da consagrada cantora, pianista e atriz Cida Moreira.

O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2024, o Festival das Marias no Brasil foi idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Esta edição foi contemplada no Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 - Festivais e Mostras Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA - Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Bel Toledo. Consultoria internacional: Antônio Revez. Curadoria/Música: Sergio Mendonça - Pôr do Som.  Curadoria/Literatura: Raquel Oliveira. Coordenação de produção: Mili Slikta. Produção: Arthur Maia, Hugo Belo, Mari Campos, William Ramos. Operação de som: Danilo Iwakura. Operação de luz: Igor Sully. Filmagem, fotos edição de videos: Leticia Aoki. Supervisão de vídeos: Ledok. Site - criação: Agência Maria. Concepção gráfica: Ana Rodrigues - Workhouse Design. Artes digitais: Alexandre Caetano - Oré Design Studio. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Arte. Site/manutenção:  Oré Design Studio. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Idealização e organização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Belic Arte.Cultura. Apoio institucional: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO:
Série: Vozes de Marias - Do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino 2024
Quando: 12 a 18 de maio de 2025. Segunda a domingo, às 18h
12/5 - Jennifer Martins e Isis Talismã (Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras)
13/5 - Renata Sbrighi (Orquestra Sanfônica de São Paulo)
14/5 - Antônia Pethit, Athena Leto e Alexia Twister (Grupo Arte Simples de Teatro)
15/5 - Denise Mello, Paloma Franca Amorim e Ketty Valencio (escritoras)
16/5 - Dani Sampaio (articuladora cultural)
17/5 - Sofia Ó (bailarina - O Nome Mais Belo do Medo)
18/5 - Cida Moreira (cantora, pianista e atriz)
Acesso gratuito - Exibição online - Legendado.
Contatos: Website 

Gostou do post ou tem sugestões?

✍️ Deixe aqui a sua opinião
Enviar um comentário

Comentários