José Barata-Moura: canções para aprender a sorrir

 Cartaz ilustrado sobre as canções infantis de José Barata-Moura, com referência à música educativa para crianças

Música inteligente que ensinou gerações a brincar com letras, números e ideias

"Há canções que crescem connosco e nunca ficam pequenas."
Vímara Porto

Por: Armindo Guimarães


As divertidas canções do filósofo, compositor e cantautor português José Barata-Moura atravessam o tempo sem perder frescura. Com humor, inteligência e uma musicalidade simples mas eficaz, contam histórias que despertam a curiosidade e incentivam as crianças a gostar de aprender letras, números, notas musicais e cores, quase sem darem por isso.

Foi sobretudo a partir do final dos anos 70 e ao longo da década de 80 que José Barata-Moura se dedicou com particular entusiasmo à composição de músicas para o público infantil. Numa época em que a canção pedagógica ganhava espaço em Portugal, criou um repertório marcante, pensado para crianças, mas suficientemente inteligente para conquistar também pais e educadores. As suas canções combinam jogo de palavras, ironia subtil e uma clara intenção educativa, tornando-se referências inelutáveis da música infantil portuguesa.

A pensar nos nossos queridos leitores mais novos, reunimos numa playlist 11 vídeos que totalizam 14 canções. Um conjunto pensado para ouvir, cantar e aprender, com a garantia de boa disposição e memória afetiva incluída.