Quando o presente viaja ao passado de "Il tuo Mondo" de Claudio Villa

DO TEXTO: Por fim, um pormenor importante: "seca" sem o Lois a cantar em italiano a canção "Il tuo Mondo" de Claudio Villa, não era "seca".
Casal e relógio do tempo, lembrando "Il tuo Mondo" de Claudio Villa.

Deixa-me voltar por um momento 
Sabes que o tempo não para  
E que corre para longe


Por: Armindo Guimarães


É sabido que o Youtube é das melhores, se não mesmo a melhor, plataformas de partilha de vídeos.

Quem procura ouvir determinada música, mesmo aquela que se pensava não existir online, o mais provável é dar com ela num qualquer vídeo de um dos milhares de canais disponíveis, entre os quais não podia faltar, é claro, o canal do conceituado luso-brasileiro Portal Splish Splash, com 532 vídeos publicados na plataforma e mais de 22 mil subscritores (nos tempos que correm, é imperdoável desperdiçar uma boa oportunidade de divulgação). 😀 

Aconteceu que numas das minhas pesquisas no Youtube por determinada música, dei com uma que já não ouvia há muitos anos e confesso que me perdi ouvindo-a sei lá quantas vezes, pois constatei que, além daquele vídeo, havia outros com a mesma música e a ideia foi escolher o vídeo cujo som estivesse na melhor qualidade pois queria enviar o link ao meu amigo Lois que na nossa juventude, nas habituais "secas" (tertúlias) que decorriam na casa dele aos fins-de-semana até altas horas da noite, entre várias canções, estilos musicais e interpretes, como os  Supertramp, Genesis, Deep Purple, Pink Floyd, Bee Gees, Duo Ouro Negro, Fausto e, é claro, o Rei Roberto Carlos, todos cantados e acompanhados com os instrumentos disponíveis, como era o caso do violão do Lois, do oboé, acordeão, banjo e bandolim, do Mário e dos dois pedaços de esferovite que o Toninho esfregava um no outro produzindo um som do outro mundo, como nós às vezes dizíamos que ele era, enquanto eu, à falta de uma bateria de jeito, utilizava o tampo da velha máquina de escrever do Lois que, segundo a malta dizia, só para eu não desanimar, não ficava a dever nada à arte do baterista Doug Clifford dos Creedence Clearwater Revival, na música "Proud Mary".  

As nossas "secas" eram tão completas que nunca faltava um espectador, o Jorge, que mais do que cantar, amicíssimo que era dos seus colegas de ofício Dali, Van Gogh, Da Vinci e outros que tais, gostava era de pintar, porém, nas "secas", quando não estava a dormir estendido no sofá ou no chão, no meio da sala, todo refestelado de pernas e braços abertos feito Cristo, estava  sempre pronto a ovacionar a malta e a dar a sua avaliação sobre as interpretações vocais ou instrumentais de cada um. Por fim, um pormenor importante: "seca" sem o Lois a cantar em italiano a canção "Il tuo Mondo" de Claudio Villa, não era "seca". Daí que muito naturalmente, ao fim de pouco tempo, demos todos por nós a saber a letra de cor e a cantarolá-la baixinho, não fosse o Lois pensar que queríamos tirar-lhe o lugar.

Depois do relatado, é óbvio que já todos se aperceberam que a música que eu encontrei sem querer no Youtube, foi a referida "Il tuo Mondo" do Lois, digo, do Claudio Villa, que verifiquei não ter nenhum vídeo legendado em português pelo que logo me apressei na tradução recorrendo ao Google Tradutor que, como sabemos, apesar de bom, não é o suficiente para garantir uma tradução consentânea com o espírito da letra, pelo que eu próprio me encarreguei do assunto.

Contudo, pese embora as "secas" terem deixado de se realizar há imensos anos, o que é certo é que são lembradas e como tal invioláveis nos factos, pelo que, embora eu tivesse resolvido o problema da tradução da letra, por certo iria ter novo problema se em assunto tão importante passasse por cima daquele que fazia questão de muito bem se fazer substituir ao grande Claudio Villa, num italiano a todos os títulos invejável.

Telefonei ao Lois expondo-lhe o assunto e pedindo-lhe para dar uma olhadela na minha tradução que lhe enviei por e-mail ao qual ele respondeu com uma tradução feita por ele que logo me fez remeter a minha para um canto.

Munido da música e da letra, foi só pesquisar uns vídeos mais ou menos a preceito e criar o vídeo que, não sendo de um especialista na matéria, espero que esteja minimamente à altura da música, da letra e do Claudio Villa que a imortalizou.

Segue-se a letra em italiano e português, bem como o vídeo com "Il tuo Mondo" de Claudio Villa. 

Il tuo Mondo - Claudio Villa

Tu mi racconti di te
Di un mondo che fu
Di un vecchio mondo che ormai
Non può ritornare
Eppure mi è rimasto nel cuore
L'amore che tu avevi per me
Vorrei tornare indietro per un momento
Ma il tempo non si ferma, corre lontano
Io stringo forte a me la piccola mano
Che un giorno mi accarezzava
E da quel giorno i miei ricordi li dedico a te
Ero un bambino ma tu
M'insegnavi a capire
Tutte le cose che tu
Sapevi da sempre
L'amore, l'amicizia e il dolore
Ricordo, le ho imparate da te
Vorrei tornare indietro per un momento
Ma il tempo non si ferma, corre lontano
Io stringo forte a me la piccola mano
Che un giorno mi accarezzava
E da quel giorno i miei ricordi li dedico a te

Tu me contas sobre ti
Sobre um mundo que já foi.
De um velho mundo que agora
Não pode voltar.
No entanto, permaneceu no meu coração
O amor que tinhas por mim.
Deixa-me voltar por um momento
Sabes que o tempo não para e que corre para longe
Ainda seguro a tua pequena mão firme em mim
Que um dia me acariciou
E que desde esse dia as minhas recordações eu dedico a ti
Eu era uma criança, mas tu
Ensinaste-me a entender
Todas as coisas que tu
Sempre soubeste;
Amor, amizade e dor
Eu lembro-me que aprendi contigo
Deixa-me voltar por um momento
Sabes que o tempo não para e que corre para longe
Ainda seguro a tua pequena mão firme em mim
Que um dia me acariciou
E desde esse dia as minhas recordações eu dedico a ti




POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Maninho, sempre gostei da música italiana, mas essa não conhecia. Amei, é muito linda! Obrigada por mais esse ensinamento. Te amo! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu, maninha, pelo teu comentário. Beijinho. Te amo!

    ResponderEliminar
  3. ❤️ Uma linda e emocionante canção que apresentada neste maravilhoso vídeo veio a encantar ainda mais.
    Amei o texto que acompanha o vídeo e a foto de apresentação diz muito...é belíssima!
    Obrigada, e parabéns meu querido menino Armindo, ficou sensacional.
    Tu és o Cara!
    Beijinhos. 👍🙏❤️😘🌹

    ResponderEliminar