Festival de Curtas-Metragens NYPSFF - Camões Angola - 5/12

DO TEXTO: ANA MORPHOSE, MUDFLATS, BORDERLINE, KAFKA’S DOLL, THEY CALL IT... RED CEMETERY!, CHICAGO, EXTINCTIONS, A LISBON AFFAIR, NATA OF THIS LIFE - 5/12
Cartaz alusivo ao Festival de Curtas-Metragens NYPSFF.

Sessão dupla 15h00 e 18h00| Entrada Gratuita| Auditório Pepetela


ANA MORPHOSE
João Rodrigues 9’46’’
Uma menina tenta realizar tarefas do dia-a-dia e encontra problemas inesperados. Um delírio visual criado pelas técnicas experimentais de animação que se confrontam e interligam enquanto a personagem principal se tenta adaptar ao ambiente que a rodeia.
 
MUDFLATS
Luis Campos 18’
Uma menina de 10 anos é entregue a um homem que nunca reconheceu a paternidade.
 
BORDERLINE
Leonor Rocha Oliveira 11’
Borderline é um curto documentário, proposto como exercício individual com a premissa “Entretanto”, que nasceu da necessidade de adaptar um trabalho de criação documental a um período do confinamento que vivemos em 2020, durante o qual o nosso espaço de movimentos esteve reduzido ou limitado. Foi, então, que me pus a pensar sobre o que mais afecta a minha vida, tanto social, como profissional: o Distúrbio de Personalidade Borderline.
 
KAFKA’S DOLL
Bruno Simões 11’
Inspirado num mito não comprovado, A Boneca de Kafka é uma curta[1]metragem de animação que combina pesquisa factual, ficção, fantasia e mito numa única história comovente sobre perda.
 
THEY CALL IT... RED CEMETERY!
Francisco Lacerda 10’
Entre as cruzes de um velho cemitério, dois bandidos disputam sobre companheirismo, honra e ganância após terem assaltado um banco.
 
CHICAGO
João Pombeiro 4’
Um palimpsesto de história, política e arte, “Chicago” é uma ode à maior cidade do Midwest americano e à sua gente. Este filme viaja através de períodos de tempo e bairros numa colagem poética de comunidade e cultura: fotografias recortadas de crianças sentam-se na frente de paisagens urbanas reconstruídas, trechos animados mostram carros de hoje e de décadas anteriores conduzindo lado a lado, e o L-Train percorre o plano de fundo. Criado como um videoclipe para Lance Skiiiwalker, as imagens em camadas espelham a composição, que infunde trechos de áudio de discursos da era dos direitos civis, sirenes de polícia e transmissões de notícias na faixa jazz suave de Skiiiwalker. Começando no South Side e viajando até o centro, “Chicago” é uma profunda e nostálgica consideração do ativismo, orgulho e compaixão.
 
EXTINCTIONS
Monica De Almeida 11’
Os recursos da Terra estão fortemente esgotados e as autoridades estão a lutar para encontrar soluções viáveis. O oxigênio tornou-se uma prioridade e a principal preocupação dos governos. Pela primeira vez na história da humanidade, uma forte e persistente poluição atmosférica obrigou a população a se refugiar em subsolos especialmente equipados com ventilação autogerenciada. Já faz duas semanas que a população está a viver sob alerta constante. Todos os dias, cada habitante deve ficar confinado por 1 hora e 30 minutos, das 18h00 às 20h00, pelos próximos sete dias...
 
A LISBON AFFAIR
Hoji Fortuna 14’
Waldo e Shey são apaixonados. Waldo, que vive em Berlim, viaja para Lisboa para encontrar-se com Shey. Esse encontro irá testar a força do seu afeto e revelar incertezas em relação à sua identidade Afro[1]Portuguesa.
 
NATA OF THIS LIFE
Cláudia Sofia Gomes Ricardo Miguel Soares 2’
Nata desta Vida surge da fome de aprender a trabalhar no universo do stop motion com a (fome) de representar algo tão tradicional e português como o típico Pastel de Nata. Apresentamos, ao público, uma curta-metragem que demonstra todos os passos da receita, metaforizando os ingredientes em elementos tradicionais portugueses. Exemplos saborosos como um pau de canela que é representado por uma guitarra portuguesa ou uma fina raspa de limão que se assume como um Coração de Viana em filigrana. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários