Rei Roberto Carlos: não confunda a sua obra

DO TEXTO: O que não podemos confundir são as citações do rei Roberto Carlos em sua vasta coleção de canções.
Roberto Carlos em show.


Ver o mundo com os olhos do coração



user-image


Muitas vezes nos confundimos ao fazer referência de uma citação à determinada obra e/ou autor. Foi o que aconteceu com o advogado de defesa, durante a sustentação oral de seu cliente, no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF (Brasil). Na sua argumentação fez referência à frase “Os fins justificam os meios”, atribuindo como uma citação da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exuperry. Como resposta o advogado foi criticado e ironizado por haver confundido com o livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. 

Por alguns dias esse assunto gerou muitas discussões na mídia e nas redes sociais. O que se sabe é que embora a citação seja creditada ao “O Príncipe” de Maquiavel, não consta na obra. Na verdade, a famosa frase é atribuída ao poeta romano Ovídio, na obra Heroides.

As discussões e as explicações sobre o tema ficam a cargo dos que dominam o assunto, o que não é o meu caso.

O que não podemos confundir são as citações do rei Roberto Carlos em sua vasta coleção de canções. Nelas encontramos uma reflexão poética sobre os mais variados temas e através delas podemos ver o mundo com os olhos do coração. 

“E eu penso nas razões da existência/ Contemplando a natureza nesse mundo/ Onde às vezes aparentes coincidências/ Têm motivos mais profundos” (“Pensamentos”, Roberto Carlos/Erasmo Carlos, 1982).

No vídeo abaixo desfrute da canção “Pensamentos”, e faça uma reflexão de cada verso.


💢💢💢

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários