Roberto Carlos e seus intérpretes – Claudette Soares (1)

DO TEXTO: Em 1967, participou do programa “Jovem Guarda” exibido pela TV Record, interpretando “Como É Grande O Meu Amor Por Você” de Roberto Carlos.
Composição: Cartaz alusivo a um espectáculo com Roberto Carlos e Claudette Soares, tendo como fundo a mesma dupla.




No final dos anos cinquenta os dois se apresentaram no mesmo show na Boate Plaza, no Rio de Janeiro



Nesta série iremos apresentar os artistas intérpretes das canções do repertório do Roberto Carlos nos mais variados meios de execução como em discos, apresentações em shows, programas de radio/televisão e plataformas digitais.
 
Esta primeira edição da série “Roberto Carlos E Seus Intérpretes” traz a cantora Claudette Colbert Soares, nascida na cidade do Rio de Janeiro, no dia em 31 de outubro de 1935 – inúmeras fontes informam incorretamente a data de nascimento no ano de 1937. Ela faz parte de uma geração de artistas talentosos, tendo participado de vários segmentos da música brasileira.
 
Começou no baião, sendo apelidada por Luiz Gonzaga como a princesinha do baião. Na bossa nova foi uma das suas divulgadoras. Na era dos festivais musicais emprestou a sua voz na defesa de algumas canções. Gravou samba (sambalanço), mas celebrizou-se como uma icônica intérprete romântica. De voz suave e interpretação sussurrada, apresentando sempre o seu lado romântico e sensual.

Ela presenciou os primórdios da carreira do Roberto, quando no final dos anos cinquenta os dois se apresentaram no mesmo show na Boate Plaza, no Rio de Janeiro, local considerado como o marco inicial da carreira do cantor. Começou daí a conexão entre Claudette Soares e Roberto Carlos.

Em 1967, participou do programa “Jovem Guarda” exibido pela TV Record, interpretando “Como É Grande O Meu Amor Por Você” de Roberto Carlos. Na época ela era contratada da TV Record e na mesma emissora fazia parte do “O Fino da Bossa”, programa concorrente que era apresentado pelos cantores Elis Regina – líder da marcha contra a guitarra elétrica – e Jair Rodrigues, realizada no dia 17 de julho de 1967, em São Paulo. A participação de Claudette no programa que rivalizava com o “O Fino da Bossa” contrariou a equipe do programa que, como represália suspendeu o seu contrato por um ano.

A discografia de Claudette Soares abriga muitas canções emblemáticas, mas aqui iremos nos ater as relacionadas ao repertório do Roberto Carlos.  

No ano de 1969, fez a primeira investida no repertório do Roberto ao incluir “Como È Grande O Meu Amor Por Você” (RC, 1967) no álbum “Feitinha Pro Sucesso ou Quem Não È A Maior Tem Que Ser A Melhor”, uma alusão a sua pequena estatura.

No ano seguinte, incluiu “As Flores Do Jardim Da Nossa Casa” (RC/EC, 1969) no álbum “Claudette nº 3”.

Em 1971, Roberto cumpre a promessa feita a Claudette e a presenteia com a canção inédita “De Tanto Amor” (RC/EC, 1971) dando-lhe ainda uma exclusividade de seis meses, antes da sua própria gravação no álbum que seria lançado no mesmo ano. No seu álbum homônimo a cantora incluiu também uma nova versão de “Não Quero Ver Você Triste”, de autoria da dupla RC/EC e a adaptação de Mário Teles.

Sobre a canção “De Tanto Amor” vale destacar algumas curiosidades: A princípio o título seria “Despedida”, que por sugestão de Claudette foi alterado para “De Tanto Amor”. O sucesso da música aconteceu antes mesmo do lançamento em disco. Isso ocorreu devido à recusa do produtor artístico da gravadora, que não acreditava no sucesso comercial da música. Na ocasião, já era sucesso absoluto no espetáculo “Fica Combinado Assim”, apresentado por Claudette ao lado do Agildo Ribeiro, Pedrinho Mattar e o Grupo Somterapia, no Teatro Princesa Izabel, no Rio de Janeiro. Os aplausos contínuos e os pedidos de bis da música geraram ciúmes entre os outros integrantes do espetáculo, pois a cantora virou o centro de atenção do show e passaram a pressioná-la de várias formas. Já sabendo o que estava ocorrendo com Claudette, um dia Roberto e Erasmo foram conferir o show. Neste dia também estava presente o André Midani, presidente da gravadora da artista. Ao final do show se encontraram. Depois de conversado ficou definido a tão aguardada gravação de “De Tanto Amor”. A música foi lançada meses antes de ser reapresentada por Roberto, ficando nas paradas de sucesso durante 56 semanas consecutivas. Até hoje é seu maior sucesso.  

Ainda sobre “De Tanto Amor” Roberto falou: “Essa canção foi gravada por uma artista fabulosa aqui no Brasil, e ela me deu a grande alegria de colocar essa música em primeiro lugar nas paradas. O que só pode ter acontecido, realmente, por sua apresentação, por sua interpretação. Essa cantora é Claudette Soares a quem eu sempre homenageio, quando canto essa canção”.

No ano de 1972, a cantora casou-se com o músico Júlio César Figueiredo. Seu padrinho de casamento foi o cantor Roberto Carlos, a quem coube também definir o dia e a hora da cerimônia, em função dos compromissos da sua agenda.

No álbum “Claudette Soares”, lançado em 1974, foram incluídas mais duas canções do rei “Proposta” (RC/EC, 1973) e a inédita “Você” (RC/EC, 1974), lançada antes da gravação do Roberto.

Também fazem parte da sua discografia as canções: “Cenário” (Eduardo Lages/Paulo Sergio Valle, 1990), incluída no álbum “Vida Real” (1995); “Falando Sério” (Maurício Duboc/ Carlos Colla, 1977) faixa do álbum “Claudette Soares e Leandro Braga” (2001) e “Pra Você” (Silvio César) que integra o álbum “Se Eu Pudesse Dizer Tudo Que Sinto” (2019) – lançada por Silvio César em 1965, no álbum “Só Tinha de Ser... Com Silvio César”. Roberto só lançou em 1970.

Em 2010, acompanhada pelo pianista Tibor Fiittel, apresentou o show “Eu Te Amo Tanto – Canções de Roberto Carlos”, no Teatro Municipal de Niterói. No repertório foram incluídas canções que ela nunca gravou como a que deu título ao show.   

Claudette que é muito identificada com Roberto Carlo, sempre quis gravar um disco só canções dele e, repetidamente, as gravadoras colocaram obstáculos. Em 2022, no programa “Conversa com O Bial”, na Rede Globo ela afirmou que o projeto com canções do Roberto, agora iria ser feito com a participação de Cesar Camargo Mariano.  

Em mais uma homenagem a Roberto, a cantora que permanece ativa até os dias atuais, lançou no dia 30 de maio de 2023, um single com a primeira regravação de “O Nosso Amor” (RC/EC, 1986).

Confira abaixo os vídeos com as principais interpretações de Claudette Soares das canções acima citadas.

Como É Grande o Meu Amor Por Você

As Flores Do Jardim Da Nossa Casal

De Tanto Amor (ao vivo)

Não Quero Ver Você Triste


💢💢💢

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários