Ana Fontes: “acolham as mulheres; abram portas; recomende para vagas e participações; comprem das mulheres”

DO TEXTO: Elogie genuinamente uma outra mulher, e quem estiver recebendo não fala assim ‘ai não precisa’ - aceite o elogio - é bom a gente receber esse carinho;
 Painel da Convenção de Status das Mulheres, realizado na sede da ONU.

Abra portas para as mulheres


Na sede da ONU, em evento organizado pelo Pacto Global, a empreendedora social fez a abertura do dia e mediou o talk ‘Substantivo Feminino’ 

 
A agenda da quinta-feira, dia 14 de março, foi única e exclusiva do evento realizado pelo Pacto Global na sede da ONU, em Nova Iorque, onde aconteceram palestras e painéis. Ana Fontes, empreendedora social e fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora, fez a abertura e falou sobre a importância da equidade para as mulheres. Na parte da tarde, um dos pontos altos do dia, mediou o painel do ‘Substantivo Feminino’ com Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres, Catarina Alencastro, Gerente de Parcerias Estratégicas YouTube, e Vera Magalhães, Jornalista. 

Ana Fontes, em seu discurso de abertura trouxe algumas recomendações que ela tenta praticar no seu dia a dia, vendo que a sociedade já é cruel o suficiente com as mulheres: “sejamos, entre nós mulheres, o acolhimento uma para as outras, inclusive nós mesmas porque muitas vezes somos duras conosco; sempre que eu encontro uma outra mulher eu dou um sorriso para ela, eu não a conheço, mas eu dou um sorriso para poder acolher essa mulher porque eu não sei o que ela está passando, não sei o que ela está vivendo; abra portas para as mulheres - não importa que porta seja - mas abram portas para outras mulheres; ofereceram uma mão amiga; dê um conselho, muitas mulheres me ajudaram na minha jornada e me deram conselhos, eu não estou aqui sozinha, estou aqui porque muitas mulheres seguraram a minha mão; elogie genuinamente uma outra mulher, e quem estiver recebendo não fala assim ‘ai não precisa’ - aceite o elogio - é bom a gente receber esse carinho; recomende mulheres para vagas e participações - eu recebo muito pedido de participação e sempre recomendo outras mulheres porque eu quero que a gente esteja representada em todo os ambientes; e obviamente eu não podia deixar de falar, até porque é a minha causa: comprem das mulheres, especialmente, das mulheres empreendedoras porque elas são metade dos pequenos negócios no Brasil”.

Para além das recomendações, Ana Fontes fez a mediação do painel do ‘Substantivo Feminino’. “Um debate superimportante de como a gente pode fazer para acelerar a equidade de gênero. Então a minha percepção é que discussões como essa são cada vez mais necessárias, nós mulheres temos que ser mais locais e mostrar quais são os nossos pontos - para chegar numa sociedade mais justa e mais inclusiva onde a gente não deixe a maioria da população para trás”, reflete a empreendedora social. 

Representando a Rede Mulher Empreendedora, o Pacto Global e o W20, Ana Fontes participa da 68ª edição da CSW, Convenção de Status das Mulheres, realizado na sede da ONU. A empreendedora social é a Delegada Líder do W20, grupo de engajamento independente focado na promoção da equidade de gênero e no empoderamento econômico das mulheres do G20, e é a Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil.  

Sobre Ana Fontes
Ana Fontes é empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS.
Delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon, e da UAM/Grupo Anima.
Vencedora dos Prêmios: Empreendedor Social 2023 na categoria Inclusão Social e Produtiva, e do Executivo de Valor 2023 na Categoria Empreendedorismo Social. Foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre diversidade, inclusão e equidade, em 2022. Em março de 2022, lançou seu primeiro livro, “Negócios: um assunto de mulheres - A força transformadora do empreendedorismo feminino”.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários