Segundo dados da ABF, franquias de moda cresceram 12,2% em 2023

DO TEXTO: Entre os motivos que contribuíram para o cenário positivo estão o avanço da digitalização e outros canais de vendas, principalmente o e-commerce...
Roupas e sapatos expostos.


Diversificação de canais e conversão de lojas próprias em franquias são estratégias de redes que atuam no setor


No início de fevereiro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou dados que mostram uma consolidação do mercado de franquias com crescimento nominal de 13,8% frente ao mesmo período de 2022. Ainda segundo a entidade, todos os 11 segmentos registraram alta no ano passado, um deles foi o de Moda, que teve um incremento de 12,2% no faturamento e de 4,1% em novas unidades. Entre os motivos que contribuíram para o cenário positivo estão o avanço da digitalização e outros canais de vendas, principalmente o e-commerce, além da propagação do conceito de omnicanalidade.

Liderando o mercado de moda infantil figuram duas marcas, como a Calçados Bibi, que é pioneira no setor calçadista voltado para crianças, e a Milon, marca que integra o Grupo Kyly, uma das maiores empresas de vestuário infantil do Brasil. Ambas fecharam 2023 com crescimento, tanto no faturamento, quanto nas vendas e no número de lojas em operação. Além disso, as duas marcas iniciaram a trajetória na indústria e após anos de atuação, ingressaram fortemente no Varejo, investindo na expansão por meio de franquias, na exportação para países em diferentes continentes, na venda por meio de multimarcas e e-commerce próprio.

No mercado calçadista infantil há mais de sete décadas, a Bibi é precursora na oferta de calçados fisiológicos para crianças de 0 a 9 anos. Além de ter os pequenos como público-alvo, a empresa também conversa diretamente com os pais. E, para aproximar ainda mais os consumidores da marca, desde 2017 são realizados investimentos em projetos com foco em ominicanalidade, que proporcionaram facilidade e praticidade ao comprar produtos Bibi. Presente em diferentes formatos, dos mais tradicionais como e-commerce e Clique & Retire, aos mais inovadores como venda via link, Bibi Home, Entrega Expressa e Prateleira Infinita, a rede investe em novos modelos ou atualizações dos serviços visando aumentar cada vez mais os resultados da rede de franquia.

Em novembro de 2023, a Calçados Bibi inaugurou um novo capítulo em sua jornada digital com o lançamento do seu aplicativo de compras exclusivo. Esta decisão estratégica reflete a compreensão da empresa sobre a crescente importância dos dispositivos móveis no cenário do comércio eletrônico. Considerando que 90% das vendas online da Calçados Bibi são provenientes de smartphones, a escolha de implementar um aplicativo para a venda dos produtos da marca visa aprimorar a experiência do usuário nesses dispositivos, reconhecendo a preferência dos consumidores por realizar transações por meio deste canal.

Desenvolvido pela Kobe com o compromisso de proporcionar uma experiência de compra fluida e personalizada, o aplicativo impulsiona as taxas de conversão e aumenta a frequência de compra nas mais de 130 lojas da rede em território nacional. Desde o lançamento, o aplicativo já conquistou uma significativa fatia, representando mais de 20% das vendas online da marca. Dessa forma, a Bibi projeta um horizonte promissor para o futuro, vislumbrando que esta ferramenta de compras exclusiva se torne o epicentro de suas transações digitais. Com uma visão estratégica voltada para a maximização da experiência de compra e do relacionamento com os clientes, a empresa tem expectativa que este canal absorva mais de 30% de todas as transações online neste ano. O App Calçados Bibi já está disponível para Android e IOS.

“Embora o aplicativo já tenha conquistado uma fatia expressiva das vendas online em pouco tempo, estamos determinados a otimizar ainda mais essa plataforma, transformando-a não apenas em um canal de compra, mas em um hub interativo que cativa e fideliza os consumidores. O compromisso da Calçados Bibi com a excelência na experiência do usuário será um pilar fundamental nesse processo de expansão. Por isso, buscaremos aprimorar a simplicidade do processo de compra, a personalização das ofertas e a interação intuitiva, proporcionando aos clientes um ambiente digital que vai além das expectativas tradicionais”, revela a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.

Já a rede Milon, pertencente ao Grupo Kyly, segue com a estratégia de conversão de lojas próprias para franquias em diferentes shopping centers. Atuando no Franchising desde 2016, a marca tem como uma das estratégias de expansão a implantação inicial de lojas próprias, que futuramente, são convertidas para franquias. “Inicialmente, buscamos abrir unidades em empreendimentos que vemos como estratégicos, por trazerem boas oportunidades à marca, por conta da localização, público-alvo e até mesmo a carência de negócios com mix infantil em determinados shopping centers. Dessa forma, ao implantar uma loja própria, conseguimos consolidar o mercado naquela região, fazendo com que a operação fique mais madura. Quando estamos com bons indicadores de faturamento e vendas, efetuamos o repasse para um investidor que deseja ingressar na rede ou expandir sua atuação com mais uma loja Milon. Esse movimento contribui diretamente com o adensamento da marca em diferentes cidades e mercados, além de permitir que a gente não perca espaços e pontos que são atrativos para a marca dentro de diferentes shoppings. Buscamos trabalhar em diferentes frentes para a marca Milon, como a implantação de lojas próprias, a expansão de franquias, exportação com marca e design próprio, produção fabril e o conceito de omnichannel”, finaliza Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários