Familiares das vítimas do rompimento barragem da Vale participam da entrega da reforma de UBS

DO TEXTO: Para AVABRUM, é um alento saber que o dinheiro do sangue de seus entes queridos, da dor, da lágrima dos familiares, tem sido usado para salvar vidas.
Familiares das vítimas de Brumadinho

Colapso da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019, além de matar 272 pessoas, gerou sérios danos sociais, econômicos e ambientais.


Após 5 anos da tragédia-crime, 3 pessoas ainda não foram localizadas


Brumadinho, fevereiro de 2024 - A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (AVABRUM), participou na manhã de hoje,16/02, da entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde, no Distrito de Serra Azul, em Mateus Leme, um dos 26 municípios atingidos pela tragédia-crime da Vale em Brumadinho em 2019. Obra foi financiada com os valores do acordo judicial referente ao desastre que, além de matar 272 pessoas, causou danos sociais, econômicos e ambientais. Além disso, após 5 anos do colapso, 03 pessoas ainda não foram localizadas: Tiago Silva, Maria Bueno e Nathália Araújo.

“Nós, da AVABRUM, estamos presentes na comunidade e a nossa boa reputação perante os moradores de Brumadinho e região decorre de nosso trabalho incansável pelos direitos dos familiares das vítimas e dos que foram afetados por aquela que é reconhecida como a maior tragédia trabalhista brasileira, com efeito devastador na vida de muitas pessoas e no ambiente. Nossa voz tem sido também a voz silenciada de 272 vidas humanas. Queremos honrar a história de vida de cada ser humano que estava nas áreas devastadas: trabalhadores, turistas e pessoas que residiam na vizinhança da barragem. Lutamos por justiça e contra a impunidade”, disse a diretoria da AVABRUM, em nota pública.

Para AVABRUM, é um alento saber que o dinheiro do sangue de seus entes queridos, da dor, da lágrima dos familiares, tem sido usado para salvar vidas. Esse acordo só existe porque 272 pessoas morreram, é um dinheiro de sangue, não é dinheiro da Vale, não é dinheiro dos cofres públicos.

No evento, representaram a diretoria da AVABRUM os familiares de vítimas Alexandra Andrade, que, além do irmão Sandro Andrade Gonçalves, perdeu o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves na tragédia-crime da Vale, e Felipe Coelho, que perdeu o pai Olavo Henrique Coelho, no desastre. Com a presença do governador Romeu Zema, o anúncio da reforma foi feito pelo Governo de Minas.

Feira Livre

Antes da entrega da reforma da UBS, os representantes da AVABRUM e o governador do Estado visitaram a Feira Livre de artesanato, gastronomia e música da cidade. Antes, a feira ficava na rua, mas após também receber recursos do acordo de reparação da tragédia de Brumadinho foi instalada em novo espaço.


🌐🌐🌐

Sobre a AVABRUM
A AVABRUM nasceu da dor dos familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em 25 de janeiro de 2019, que de forma abrupta matou 272 vidas soterradas em meio a lama. Em meio ao caos do que eram os primeiros dias após o desastre, os familiares buscavam por informações através da imprensa, porque a resposta da Vale, causadora de todo o problema, foi e até hoje é o silêncio. A associação é um espaço de união, organização e acolhimento entre os familiares das vítimas, que mesmo em meio a tanto sofrimento, rotinas pessoais, até hoje, após 5 anos de impunidade, lutam por justiça.

Bandeiras da associação
1. Luta por justiça;
2. Pelo encontro de todas as joias, como são tratadas as vítimas da tragédia;
3. Preservação da memória das 272 vidas perdidas;  
4. Combater de todas as formas a não repetição de uma nova ruptura de barragem, pois vidas não se reparam;
5. Garantir os direitos dos familiares.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários