#escritordomes Ismael Mateus - Camões Angola

DO TEXTO: Pela União dos Escritores Angolanos (UEA), Ismael Mateus publicou em 2005 "Experiências do Sentir", o seu primeiro caderno de poemas, e em 2010...
Ismael Mateus . Escritor do mês



Em 2000, foi coordenador da coletânea de textos "Angola a Festa e o Luto"


Ismael Mateus, nasceu em Luanda a 6 de julho de 1963. É membro fundador do Sindicato de Jornalistas (UJA) e é membro da União dos Escritores Angolanos. Ismael Mateus é Jornalista desde 1981. Desde 1985 publica textos de opinião, inicialmente na Rádio Nacional de Angola, sob os títulos Dia à Dia na Cidade e Bué de Bocas e, depois, na LAC – Luanda Antena Comercial, sob o título Recados para o meu Chefe. Posteriormente viria a publicar textos de opinião nos jornais Angolense e Cruzeiro do Sul e no Semanário Angolense.

Publicou em livro pela primeira vez em 1992, lançando a coletânea de textos radiofónicos Bué de Bocas, em edição da Edipress; lançou também a obra "Ascensão e Queda, de Bartolas Matias". Em 2000, foi coordenador da coletânea de textos "Angola a Festa e o Luto", lançado por ocasião do 25º aniversário da Independência Nacional. Em 2001, pela editora Nzila, publicou o seu primeiro romance com o título "Os tempos de YaKalaya". Com base nas entrevistas por si conduzidas na LAC por ocasião da morte de Jonas Savimbi, a Editorial Nzila publicou em 2002, o livro "UNITA que Futuro?" Em 2003, pela mesma editora, publicou o livro "Sobras de Guerra."

Pela União dos Escritores Angolanos (UEA), Ismael Mateus publicou em 2005 "Experiências do Sentir", o seu primeiro caderno de poemas, e em 2010, "Laços de Sangue" (romance), uma proposta de reflexão sobre a família, a manutenção do casamento, a infidelidade, a mentira e a prostituição masculina. Pela Mayamba Editora, publicou "Cinco Dedos de Vida" (Conto) e "O Cidadão Ismael Vol. I e II (Crónica). Em 2022 publicou 3 livros em simultâneo "Diário de Amores e Mentiras", "Vidas de Mafumeira" e "Recados para os meus amigos políticos", obras onde o escritor apresenta o seu ponto de vista sobre a literatura, a comunicação social, a cultura e outras paixões lançadas e produzidas pela Tamoda Editora e da NH Conteúdos.

CAMÕES ANGOLA na web


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários