Conheça os cinco maiores teatros do Brasil

DO TEXTO: De Curitiba a Olinda, espaços artísticos recebem espetáculos para milhares de pessoas
No Brasil, pululam teatros dos mais diversos, desde as pequenas salas, com foco intimista, até os grandes salões com milhares de lugares. Confira a lista dos cinco maiores teatros do país.


De Curitiba a Olinda, espaços artísticos recebem espetáculos para milhares de pessoas

Senhoras e senhores, das últimas fileiras aos camarotes ricamente adornados, não há quem não se encante com a atmosfera mágica do teatro. Seja com peças clássicas como as de Shakespeare ou shows contemporâneos das mais variadas bandas de rock, estar entre as cadeiras de uma sala de espetáculos é sempre uma experiência única. No Brasil, pululam teatros dos mais diversos, desde as pequenas salas, com foco intimista, até os grandes salões com milhares de lugares. Confira a lista dos cinco maiores teatros do país.

1 - Auditório Araújo Vianna - Porto Alegre-RS
Com mais de 4,25 mil lugares, o Auditório Araújo Vianna é um marco histórico da capital gaúcha. O teatro foi inaugurado em 1927, onde hoje é o prédio da Assembleia Legislativa, e foi remodelado e transferido na década de 1960, no Parque Farroupilha. Sua importância artística é tão significativa quanto a arquitetônica e, por isso, em 1997, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. Com projeto dos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet, o Auditório Araújo Vianna recebe os principais shows da cidade. Na primeira parceria público-privada do setor cultural na capital gaúcha, está sob a gestão da Opinião Produtora, que tem desde 2020, via licitação, o direito de gerir a casa por 10 anos. 
Rua Osvaldo Aranha, 685 - Parque Farroupilha - Porto Alegre (RS). 
(51) 3211-2838

2 - Teatro Acadêmico da Aman - Resende-RJ
Voltado principalmente para o público interno da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o teatro tem 2.825 cadeiras e foi concluído em 1990, embora já tivesse sido inaugurado dois anos antes. Ele fica dentro dos terrenos da Aman e recebe de espetáculos de ballet a shows contemporâneos.
Rod. Pres. Dutra, km 306, Resende - RJ
(24) 3388-4576

3 - Teatro Positivo - Curitiba-PR
Desde 2008, Curitiba conta com um dos maiores e mais modernos teatros de todo o país. Cada um dos 2,4 mil lugares do Teatro Positivo, localizado dentro do campus da Universidade Positivo, tem vista privilegiada do palco em que já se apresentaram atrações nacionais e internacionais. A acústica cuidadosamente trabalhada em sua arquitetura grandiosa é um dos pontos fortes do espaço. O maior teatro do Paraná tem projeto arquitetônico assinado por Manoel Coelho e inspirado no teatro grego Epidaurus, do século IV a.C.. Na sua fachada posterior, recebe um mural do artista plástico Sérgio Ferro com 170m2 e 4,2 mil peças em cerâmica. É administrado pela UP Experience, que atua nas áreas de cultura, esportes e ciência, com mais de 300 espaços para eventos.
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba (PR)

4 - Teatro Guararapes Chico Science - Olinda-PE
Olinda - e sua vizinha, Recife - é uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Por isso, nada mais justo que ocupar o quarto lugar da lista, com o Teatro Guararapes Chico Science. São 2.396 lugares, entre a plateia e o balcão, que recebem espetáculos há 40 anos, desde que o espaço foi inaugurado. O teatro faz parte do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), administrado pela Empetur.
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n - Olinda/PE
(81) 3182-8000

5 - Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro-RJ
São mais de cem anos de história e muitos espetáculos inesquecíveis. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi fundado em 1909 e viu os primeiros anos do Brasil República de um local privilegiado: o centro da capital fluminense. Inspirado na Ópera de Paris, o prédio histórico tem capacidade para 2.252 espectadores que podem apreciar óperas, concertos e espetáculos de balé nacionais e internacionais.
Praça Floriano S/N – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2332-9191 / (21) 2332-9134


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários