CCB | Pele Escura > apresentação do novo projeto de Graça Castanheira - 4/7

DO TEXTO: Seis amigos negros de locais diferentes da periferia de Lisboa – Porto Brandão e Cacém – decidem deslocar-se ao Centro Cultural de Belém para...
CCB | Pele Escura > apresentação do novo projeto de Graça Castanheira - 4/7


Pele Escura – da periferia para o centro (2021)

Apresentação do novo projeto de Graça Castanheira

acompanhado por conversas sobre racismo e pós-colonialismo,

temáticas que estão na génese de Pele Escura


CCB • 4 julho • domingo • 15h00 e as 20h00

Sessões de cinema no Grande Auditório: 15h / 16h / 17h / 18h / 19h / 20h

Sessões das conversas no Pequeno Auditório: 15h30 / 16h30 / 17h30 / 18h30 / 19h30


No próximo domingo, dia 4 de julho, no Grande Auditório do CCB vai ser apresentado o novo projeto da realizadora Graça Castanheira: “Pele escura - da periferia para o centro", uma estreia absoluta. Partindo de uma ideia original de Kalaf Epalanga, o filme representa a viagem da periferia ao centro de seis amigos afro descendentes, inscrevendo-se na paisagem branca e nas suas marcas exteriores de prosperidade.


Seis amigos negros de locais diferentes da periferia de Lisboa – Porto Brandão e Cacém – decidem deslocar-se ao Centro Cultural de Belém para assistir a um espetáculo. Alternando o olhar entre o percurso de uns e de outros, ficamos a saber o que pensam e sentem enquanto se dirigem à cidade – Lisa, como lhe chamam. Uma reflexão sobre centro e periferia, negros e brancos, racismo e inclusão.

Entre as várias sessões terão lugar diversas conversas no Pequeno Auditório que expandem e abordam as várias problemáticas que estão na génese de “Pele Escura”.


Depois da projeção deste filme de quinze minutos, estão programadas cinco conversas de reflecção sobre racismo e pós-colonialismo, temáticas que o filme aborda, com oradores de áreas distintas do conhecimento: António Brito Guterres, Ricardo Bak Gordon, Zia Soares, Selma Uamusse, Karina Carvalho, Paula Cardoso, Manuel Dias dos Santos Diogo Ramada Curto e Graça Castanheira e Meirinho Mendes.


Programa


Moderadora: Angella Graça, presidente da direção do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal


15h00: FILME


15h30: Conversa A Memória e a Arquitetura da Cidade > António Brito Guterres (Urbanista e Investigador no ISCTE-IUL) e Ricardo Bak Gordon (Arquiteto)


16h00: FILME


16h30: Conversa Cultura e Arte – Do Centro à Periferia > Zia Soares (Diretora Artística, Atriz, Encenadora) e Selma Uamusse (Cantora)


17h00: FILME


17h30: Conversa O Cunho da História na Construção Social e Identitária > Karina Carvalho (Socióloga, Diretora Executiva da TI Portugal) e Paula Cardoso (Jornalista)


18h00: FILME


18h30: Conversa A Imagem como Elemento de Comunicação e Afirmação > Manuel Dias dos Santos (Sociólogo, Membro Fundador da Plataforma de Reflexão Angola) e Diogo Ramada Curto (Professor da Universidade Nova de Lisboa, Historiador e Investigador)


19h00: FILME


19h30: Conversa Pele Escura – Linhas de uma Luta Coletiva > Graça Castanheira (Realizadora de Pele Escura) e Meirinho Mendes (Encenador e Diretor de atores de Pele Escura)


20h00 FILME


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários