Castro Verde cumpre tradição do Cante ao Menino, Janeiras e Reis

DO TEXTO:

CASTRO VERDE – O cante a vozes é a expressão singular de homens e mulheres que há muito se juntam para, em grupo, interpretarem melodias e temas do Cancioneiro Tradicional do Alentejo. São também estes corais que recuperam tradições de um outro cante, que acontecia em momentos de forte simbolismo, como o Natal, em que se cantava ao menino e aos reis, ou à entrada de cada novo ano, cantando às janeiras pelas ruas.

De forma a manter viva esta tradição, os grupos corais do concelho e a Câmara Municipal de Castro Verde voltam a dinamizar iniciativas que pretendem mostrar e valorizar as vivências e tradições desta quadra natalícia através de melodias e dizeres do Cante ao Menino, Janeiras e Reis.
Esta sexta-feira, 19 de dezembro, a Capela da Sete recebe, a partir das 19h00, o Coral Misto da ACA “Os Cardadores” da Sete, os Cubenses “Amigos do Cante”, o Coral de Alvito e Os Cantadores do Sul que, pelas 19h00 atuam também na Igreja de Santa Bárbara de Padrões, numa iniciativa promovida pela Associação de Cante “Os Cardadores, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Verde, da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e da Paróquia de Santa Bárbara de Padrões.
No dia 3 de janeiro, o grupo coral “As Ceifeiras” de Entradas e a Cortiçol organizam, em colaboração com o Museu da Ruralidade e a Junta de Freguesia de Entradas, uma tarde cultural na Praça Zeca Afonso, em Entradas, onde simultaneamente decorre um lanche partilhado à volta da fogueira. Com início marcado para as 18h00, a iniciativa conta com a participação do grupo coral anfitrião, que entoará temas de tradição, alusivos ao Natal e ao Ano Novo.
Já no dia 4 de janeiro, pelas 17h00, a Basílica Real de Castro Verde será palco de mais um Cante ao Menino, Janeiras e Reis, onde se reavivam gestos da tradição oral da região, numa organização do Município de Castro Verde, em colaboração com a Cortiçol, a Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores” e a Paróquia de Castro Verde.
Marcam presença nesta iniciativa o Grupo Coral Misto da ACA “Os Cardadores”, o Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento e o Grupo Coral “As Camponesas” de Castro Verde, que aqui relembram modas do cancioneiro tradicional do Alentejo que celebram esta quadra festiva reforçando, simultaneamente, a consciência sobre a riqueza cultural desta fração importante do património oral da região. 

local.pt

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários