Informação sobre pedidos de divulgação de realeses com imagens

Etiqueta azul com o título "Divulgação de realeses com imagens".

Vamos optando por não publicar imagens que nos obriguem a citar créditos


Informamos os interessados na divulgação de releases, que o Portal Splish Splash é um blogue sem fins lucrativos e como tal não aceita qualquer tipo de retribuição a título de inserção de publicidade, seja a que título for.

O Portal Splish Splash é constituído por pessoas que nele colaboram gratuitamente, apenas com o intuito de divulgar e partilhar assuntos de âmbito cultural, didático e lúdico, de acordo com a disponibilidade de cada colaborador.

Para além de artigos produzidos pelos nossos colaboradores, temos uma especial atenção para com os releases que nos chegam via e-mail e que devido à grande quantidade diária, somos obrigados a selecionar apenas uns quantos de entre muitos que gostaríamos de publicar pela qualidade e interesse que possuem. 

Tratando-se de publicações na web, existem pormenores que temos que ter em consideração quando preparamos um texto para publicação, designadamente no que se refere ao tamanho dos títulos, subtítulos, título maior, descrição da pesquisa, link personalizado, título e texto alternativo das imagens e outros itens que não podemos descurar sob pena de a publicação sair prejudicada em termos de otimização para os mecanismos de pesquisa, vulgo SEO (Search Engine Optimization). Daí que tivéssemos que estabelecer algumas regras com vista a facilitar a nossa seleção e o nosso trabalho de edição.

Uma das regras tem a ver com a inclusão de imagens e vídeos que reforçam o teor de uma publicação. 

Ora, se no que se refere aos vídeos o nosso trabalho está geralmente facilitado, o mesmo não podemos dizer relativamente às imagens, atendendo aos direitos de autor que sempre fazemos questão de respeitar e que se por acaso tal não acontecer nalgum caso, só pode ser por manifesto lapso que imediatamente retificaremos se para tal formos avisados.

Entretanto, para minimizar ao máximo eventuais lapsos nos créditos das imagens, já que o sistema vigente não está ainda preparado como devia tendo em conta as publicações na web, somos de opinião que as imagens já deviam conter a um canto os respetivos créditos antes de serem envidas para publicação, tal como um pintor ou um escultor quando termina a sua obra e a assina e tal como um escritor quando termina o seu livro ou o seu artigo e o assina. Aliás, cada vez mais se veem imagens assinadas pelos respetivos autores, mas ainda são uma gota no oceano de milhares de imagens que são pagas por quem as solicita e que mesmo assim levam consigo a habitual legenda "Créditos da foto: Fulano de tal", sendo que nalguns casos, para além do nome do fotógrafo ainda consta o nome da sua empresa, com elas uma publicidade gratuita a juntar a um pagamento já efetuado, sendo que se não houve pagamento pelo facto da foto ter sido oferecida, podemos então dizer que é uma oferta entre aspas já que com a foto vai a obrigatoriedade da legenda dos créditos onde for publicada, facto que até admitimos se tal legenda já constar na imagem. Aliás, tal procedimento, que também não era exercido pelas imagens da IA (Inteligência Artificial) passou a ser implementado há bem pouco tempo, através de um código inserido nas imagens artificialmente criadas. 

Por exemplo, nos releases sobre edição de obras literárias, em que além do texto de apresentação do livro e do autor, as assessorias anexam foto do livro e do autor, costumamos criar uma composição de imagem onde colocamos a foto do autor, junto ao livro, exceto nos casos em que a foto do autor nos chega com os créditos do fotógrafo, caso em que apenas publicamos a foto do livro.

Mas não se pense que temos algo contra os fotógrafos, pelo contrário, admiramos e respeitamos a arte, porém, como acima referimos, somos de opinião que se trabalhamos diariamente na web sujeitos às constantes evoluções das novas tecnologias, todos temos que acompanhar o ritmo e não apenas alguns, nem que para isso se tenha que alterar a legislação que regula tal preceito.

Enquanto isso não acontecer, vamos optando por não publicar imagens que nos obriguem a citar créditos, que o mesmo é dizer a publicitar obrigatoriamente quem está fora do contexto de um tema e quem nem sequer nos paga para isso, exceto no que se refere às imagens gratuitas que não raras vezes utilizamos de sites que dispensam a obrigatoriedade de citação dos créditos, mas que nós, a título de agradecimento pela oferta que nos foi concedida, fazemos questão de incluir tais créditos (nome do autor e empresa) a um canto das imagens.

Agradecemos a compreensão.

Armindo Guimarães
Portal Splish Splash