Chamada a projetos para exposição HABITAL LISBOA > CCB até 27 de março

DO TEXTO: Apesar de não ser uma condição exclusiva, os projetos devem ter sido concebidos nos últimos dez anos e conterem dimensões futurantes e exequíveis...
Lisboa



Centro de Arquitetura/Garagem Sul
Chamada a projetos para exposição
Habitar Lisboa


Uma grande parte dos projetos concebidos por arquitetos não chega a ser construída. Por muitas razões, ideias transformadoras, serenas ou radicais, ficam na gaveta. Hoje, a habitação que se constrói é tendencialmente homogénea e convencional: nas tecnologias de construção utilizadas, nos dispositivos e tipologias de habitar, nos sistemas e organização da propriedade. E é nas gavetas dos arquitetos que se encontram as formas mais originais, e por vezes simples, para resolver problemas complexos.

O Centro Cultural de Belém está à procura de projetos não realizados para habitação coletiva, concebidos ou imaginados para a região metropolitana de Lisboa e com uma forte componente de originalidade. O objetivo é integrarem uma exposição a apresentar na Garagem Sul entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, com curadoria de Marta Sequeira, que trará os modos de habitar Lisboa para o debate público da cidade.

Os arquitetos interessados em trazer a público esses projetos podem enviar, para o email garagemsul@ccb.pt, até dia 27 de março de 2023, uma a três imagens (de desenhos, maquetas, ou outros objetos passíveis de integrar a exposição) e um paragrafo sintético com o máximo de 250 palavras que descreva o contexto e a estratégia do projeto, bem como a sua principal inovação face aos modelos dominantes. Apesar de não ser uma condição exclusiva, os projetos devem ter sido concebidos nos últimos dez anos e conterem dimensões futurantes e exequíveis, do ponto de vista tipológico, construtivo, ambiental, paisagístico ou outras. O objetivo é alimentarem o debate sobre o modo como os arquitetos podem contribuir para a discussão do problema da habitação na cidade contemporânea, tendo Lisboa como plano de fundo.

A expectativa é selecionar cerca de dez projetos, em função da variedade, qualidade e pertinência das propostas apresentadas. A curadora e a equipa da Garagem Sul farão a seleção dos projetos e apresentarão as obras em diálogo com os seus autores. A cedência de materiais para a exposição será feita a título gracioso.

A exposição conta com o apoio da CML / PER 30 anos e com a parceria do DINÂMIA’CET-ISCTE, NOVA IMS e INE.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários