The Mountain > Agrupación Señor Serrano - Uma viagem pelos dilemas da atualidade CCB 14 e 15/10

DO TEXTO: The Mountain combina a primeira expedição ao Monte Everest, cujo sucesso ainda hoje é incerto.
No palco, cena de The Mountain


The Mountain
Agrupación Señor Serrano


CCB . 14 e 15 de outubro . sexta às 21h00 e sábado às 19h00 . Pequeno Auditório

«Alex Serrano e Pau Palacios criam [em The Mountain] uma versão igualmente livre de F for Fake [documentário do Orson Welles], para explorar a fronteira entre confiança e fé, no contexto da Internet como uma máquina de desinformação cada vez mais pantanosa.»
Jorge Carrión, La Vanguardia, 13 julho 2020

Ficha artística
Criação Agrupación Señor Serrano
Dramaturgia e encenação Àlex Serrano,
Pau Palacios, Ferran Dordal
Interpretação Anna Pérez Moya, Àlex Serrano,
Pau Palacios, David Muñiz
Voz Amelia Larkins
Música Nico Roig
Programação vídeo David Muñiz
Criação de vídeo Jordi Soler Quintana

The Mountain, da companhia de teatro catalã Agrupación Señor Serrano (vencedora do Leão de Prata da Bienal de Veneza 2015), é uma reflexão ora irónica, ora virulenta, sobre a sociedade da imagem, cujo poder e perversão engendra novos e falsos paradigmas sobre a realidade. Uma encenação inteligente sobre a manipulação que as novas tecnologias proporcionam para distorcer e inventar novos factos.

The Mountain combina a primeira expedição ao Monte Everest, cujo sucesso ainda hoje é incerto; Orson Welles semeando o pânico com a peça radiofónica A Guerra dos Mundos; jogadores de badminton a jogar beisebol; um site de notícias falsas; um drone vigiar o público; muita neve; ecrãs móveis; imagens fragmentadas; e Vladimir Putin a discursar, encantado, sobre a verdade e a confiança.

Existe uma imagem amplamente partilhada que recorre à história das ideias: escalar uma montanha, superar todas as dificuldades para chegar ao topo e, uma vez ali, poder ver o mundo «tal como ele é». Ver a verdade e não apenas as sombras ou os reflexos. É, de facto, uma imagem bonita. Mas será realmente assim? Frequentemente quando se olha de cima para baixo não se vê mais do que nuvens e nevoeiro a cobrirem tudo ou uma paisagem que muda dependendo da altura do dia e do tempo. Como é então esse mundo? Como é essa verdade? A verdade existe? Este é um pico que tem de ser coroado e isso é suficiente, ou melhor, é um caminho frio e inóspito que tem de ser escalado continuamente?

Uma rede de ideias, histórias, imagens, ações e conceitos sustenta o quadro dramatúrgico de The Mountain. Com estes materiais, dispostos em camadas que se entrelaçam criando conexões inesperadas, o espetáculo apresenta-se como uma exploração sem mapa do mito da verdade.

Uma produção de GREC Festival de Barcelona, Teatre Lliure, Centro de cultura contemporánea Condeduque, CSS Teatro Stabile di Innovazione del Friuli – Venezia Giulia, Teatro Stabile del Veneto – Teatro Nazionale, Zona K, Monty Kultuurfaktorij, Grand Theatre, Feikes Huis.

Agrupación Señor Serrano
Fundada em 2006 por Alex Serrano, em Barcelona, a Agrupación Señor Serrano é uma companhia de teatro que cria produções originais baseadas em histórias extraídas da contemporaneidade. A companhia usa a riqueza de ferramentas inovadoras e vintage para ampliar os limites do seu teatro. Tendo como base colaborações criativas, as produções da companhia Señor Serrano misturam performance de palco, texto, vídeo, som e maquetas para encenar histórias sobre aspetos discordantes da experiência humana de hoje.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários