Por que os cabelos ficam brancos?

DO TEXTO: De repente, você olha no espelho e percebe uns fios brancos. O que será que aconteceu?


Mulher com cabelos brancos

Além da genética, alguns problemas de saúde podem estar relacionados ao aparecimento da canície (embranquecimento dos fios)

São Paulo – outubro 2022 - De repente, você olha no espelho e percebe uns fios brancos. O que será que aconteceu? “O embranquecimento dos cabelos, também chamado de canície, é um fenômeno natural e progressivo que ocorre pela diminuição ou perda da atividade dos melanócitos - células produtoras de melanina. A melanina é o pigmento que confere cor à pele e aos cabelos, e existem dois tipos principais: a eumelanina, que dá a coloração marrom ou preta, e a feomelanina, responsável por amarelos e avermelhados. Fios cinzas ou brancos têm menos ou nenhuma melanina", destaca a Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Mas por que será que isso acontece?

Segundo a médica, há diferentes motivos para alguns fios, ou eventualmente todos, ficarem sem melanina. “A principal é a genética: a ciência já identificou alguns genes envolvidos nesse complexo processo. Sabe-se, por exemplo, que metade da população caucasiana fica grisalha antes dos 50 anos”, diz a médica. Mas há casos de famílias nas quais as pessoas ficam grisalhas antes dos 30. “Outras possíveis explicações além da genética são problemas de saúde: deficiência de vitamina B12 (comum em dietas vegetarianas) e doenças da tireoide”, conta.    

A Dra. Jaqueline conta que alguns hábitos também podem favorecer o aparecimento precoce dos fios brancos: tabagismo é o campeão - há estudos que mostram que fumantes têm 2,5 vezes mais chance de ficar com os cabelos grisalhos antes dos 30 anos. O estresse emocional também está no topo da lista. “Outra curiosidade é a diferença entre grisalhos homens e mulheres. Na mulher, os primeiros brancos aparecem na região de implantação capilar, bem na frente. Já no homem, as têmporas, laterais, costumam ser a primeira área atingida”, diz a médica.           

A canície é chamada de precoce quando afeta indivíduos menores de 20 anos de idade. “Ela acontece provavelmente por uma exaustão do reservatório de melanócitos ou alguma alteração na ativação ou migração celular, geralmente agravada por fatores ambientais, como poluição e exposição solar intensa ou estresse psicológico. Nessa idade, é importante passar por avaliação para excluir algumas síndromes raras que cursam com canície precoce, como Vogt-Koyanagi-Harada, Waardenburg e, até mesmo, vitiligo no couro cabeludo”, conta.

Independentemente da idade, a médica lembra que depois que os primeiros fios brancos começam a aparecer, sempre vem aquela dúvida: será que existe algum medicamento capaz de reverter ou impedir que os grisalhos aumentem? “A resposta é ainda não! Existem vários ativos em fase de estudo, tópicos e orais, mas nada com comprovação científica que justifique seu uso apenas para esse fim. Por enquanto, o jeito é recorrer às tradicionais tinturas e tonalizantes”, conta. “Uma dica importante para quem quiser assumir o grisalho de vez é investir na hidratação e umectação, já que os fios brancos são mais porosos, quebradiços e ressecados. Para tirar o aspecto amarelado, pode-se lançar mão dos shampoos matizadores, aqueles roxinhos. Mas não abuse, restrinja seu uso para uma vez na semana, ou a cada 15 dias, já que podem ressecar ainda mais os fios”, finaliza.

  📌📌📌

*DRA. JAQUELINE ZMIJEVSKI: Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários