Você sabe o que são as trufas utilizadas na gastronomia?

DO TEXTO: Antes de se tornar um ingrediente de luxo, as trufas eram consumidas por porcos nas florestas mais úmidas da Europa

Evento é um jantar especial que conta com um menu de seis tempos assinado pelo chef italiano Claudio Savitar e com pratos clássicos da gastronomia internacional que trazem as trufas como estrela principal

Conheça algumas curiosidades sobre o ingrediente de luxo que compõe o Festival do Tartufo em Campos do Jordão

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, acontece a segunda edição do Festival do Tartufo no Restaurante Pontremoli em Campos do Jordão. O evento é um jantar especial que conta com um menu de seis tempos assinado pelo chef italiano Claudio Savitar e com pratos clássicos da gastronomia internacional que trazem as trufas como estrela principal. 

“Muitas pessoas já ouviram falar da trufa, e não estamos falando daquelas feitas de chocolate, mas de um tipo de fruto que é um fungo e está entre as iguarias mais caras do mundo. A trufa ou tartufo, é um tipo de cogumelo que cresce em condições específicas nas raízes de algumas árvores e costuma ser encontrada em países da Europa como Itália e França”, explica o chef BJ do Restaurante Pontremoli e responsável pela organização do Festival do Tartufo no Brasil

Antes de se tornar um ingrediente de luxo, as trufas eram consumidas por porcos nas florestas mais úmidas da Europa e eles foram os principais caçadores da iguaria, pois tinham o faro mais apurado e conseguiam localizá-la com mais facilidade. Por muito tempo essa foi a principal forma de encontrar o ingrediente, mas hoje os cachorros são treinados para essa missão, já que eles não se atraem pelo sabor e apenas indicam a localização.

Até hoje já foram encontrados mais de 100 tipos de trufas, sendo que as mais famosas e procuradas são as trufas negras e brancas encontradas na Itália e na França. Além da espécie, a combinação da árvore em que elas crescem com o solo e a temperatura de cada região é essencial para o sabor e aroma diferenciado de cada uma.

A colheita das trufas acontece durante o inverno europeu, entre os meses de dezembro e março. No Brasil elas são o must have entre os meses de julho e agosto, devido as baixas temperaturas que destacam os sabores e aromas do tartufo, que está presente em entradas, pratos principais e sobremesas.

“Por serem raras e difíceis de encontrar, as trufas não são muito populares. Muitas pessoas quando ouvem falar nelas já pensam em chocolate, e a associação está correta, já que a sobremesa leva esse nome devido a semelhança física com a trufa negra. Ela é finalizada com chocolate em pó polvilhado para lembrar a terra que cobre o tartufo quando é colhido”, finaliza BJ.

Festival do Tartufo Temporada 2022
Data: 25, 26 e 27 de agosto
Local: Restaurante Pontremoli
Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão.
Telefone: (12) 9.9794-1213 somente com reservas no horário das 13h às 21h (Terça a Domingo)

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários