Vegetais "feios" são tão nutritivos como os "bonitos"

DO TEXTO:

Veja as dicas da Estrela para garantir uma alimentação saudável para a família, economizar e ainda proteger o meio ambiente

Sabe aquela maçã pequena e meio torta que sobra na gôndola da feira ou do supermercado? Saiba que ela é tão nutritiva quanto uma linda maçã vermelha que poderia estar na história da Branca de Neve. No Brasil, cerca de um terço das frutas e legumes produzidos são jogadas no lixo por estarem “fora do padrão”. De olho nesta realidade, já começam a surgir empresas especializadas em comercializar vegetais fora do padrão, por preços mais baixos. A moda começou na Europa, mas já chegou ao Brasil.

De acordo com dados da FAO (órgão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o Brasil está entre os dez países que mais descartam alimentos no mundo. E um dos motivos é o fato de frutas, legumes e verduras estarem fora do visual esperado pelo consumidor e exigidos pelas grandes redes de supermercados. Isso leva não apenas ao encarecimento dos alimentos que chegam ao mercado, como também é um problema de sustentabilidade, em um mundo em que há milhões de pessoas com fome e desnutrição.

Veja as dicas da Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, para contribuir com o meio ambiente e economizar, pois os vegetais “feios” são igualmente nutritivos, mas podem custar até metade do preço.

1.  Vegetais “feios” são aqueles fora do padrão, mas que estão próprios para o consumo. É a maçã torta, a cenoura em diferentes tamanhos, o milho que não entrou na bandeja do supermercado por não ter um formato perfeitinho. Ao escolhê-los, tenha os mesmos cuidados que teria ao comprar frutas e legumes no padrão. Não leve para casa os que estiverem furados, muito amassados ou molengas, o que indica que já não estão apropriados. Legumes e frutas com pequenos amassados são aceitáveis, mas apenas se a casca não estiver rompida. Evite os com buracos, o que indica que estão contaminados com larvas e insetos.
2.  A melhor hora para ir à feira e negociar a compra de vegetais “feios” é por volta das 12h, a famosa hora da Xepa. Escolha com cuidado e peça desconto para o feirante. Em alguns casos, você pode conseguir abastecer a geladeira pagando até metade do preço.
3.  Algumas redes de supermercados já separaram gôndolas especiais não apenas para vegetais “feios”, com descontos entre 20% e 30%, mas também para produtos próximos ao fim da data de validade. Vale ficar de olho nessas ofertas, desde que o produto vá ser rapidamente consumido.
4. Já começam a surgir no Brasil empresas especializadas em comprar vegetais “feios” diretamente dos produtores e entregar cestas semanais em domicílio, por preços fixos. Como esses itens em geral seriam descartados, essas empresas conseguem produtos de qualidade por valores muito inferiores, que são repassados aos clientes. Vale verificar se já há um serviço assim em sua cidade.

Aproveite então para preparar um delicioso Espaguete com Peixe e Abobrinha, que serve até 6 porções e ainda tem custo médio de R$25. Veja o modo de preparo abaixo:Como fazer Espaguete com Peixe e Abobrinha

Ingredientes:
1 abobrinha pequena em rodelas finas
2 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
5 tomates (sem pele e sementes) em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
350g de peixe (qualquer um de sua preferência) em cubos
1 embalagem de creme de leite light (200ml)
½ copo de requeijão light
Cebolinha verde picadinha a gosto
1 embalagem de Espaguete Estrela (500g)

Modo de Preparo:
Refogue rapidamente a abobrinha na metade da margarina . Retire e reserve.
Na mesma frigideira, coloque a margarina restante e refogue o alho e a cebola. Junte os tomates, o sal, a pimenta e refogue um pouco. Acrescente o peixe e cozinhe por 10 minutos. Junte o creme de leite, o requeijão light, a cebolinha e deixe aquecer bem. Junte a abobrinha reservada.
Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
Escorra a massa, acomode em um refratário grande e acrescente o refogado de abobrinha. Sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Estrela: 0800 702 5509

Sobre a Estrela
A Estrela pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Possui mais de 30 produtos em massas e biscoitos que deixam as refeições muito mais saborosas desde a hora do café da manhã até o jantar. Destaque para as linhas de massa de sêmola, com cinco tipos de corte, e que agradam a toda a família; biscoitos sortidos e salgados, como Cream Cracker, para consumir a qualquer hora e em qualquer lugar.   

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários