ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/11/2019

"Ópera Spectacular" - Montserrat Caballé, Fado & Ópera no Coliseu do Porto a 16 de Junho após o sucesso no Coliseu de Lisboa

Montserrat Caballé, Fado & Ópera
Foto Créditos de Jorge Torres Carmona

ÓPERA SPECTACULAR É O METEORO DE SUCESSO QUE PASSOU NO COLISEU DE LISBOA E DIRIGE-SE AGORA AO COLISEU DO PORTO.

São poucas as palavras para descrever a Ópera Spectacular no passado dia 5 de Maio no Coliseu de Lisboa.

Quando se pensava que no ano passado teria sido uma grande surpresa com admirável sucesso, eis que este ano somos brindados com um espectáculo igualmente grandioso, de excelência e novas surpresas.

Ópera Spectacular tem uma fórmula que parece secreta, porque não sendo totalmente diferente do ano passado, trouxe novos contornos e consegue, num encadeamento de estilos distintos, um resultado tão emocionante que assistimos a um Coliseu de pé, por diversas vezes durante o espectáculo, e com o público a aplaudir efusivamente. É pouco usual ver-se este entusiasmo quando se trata de concertos líricos ou de Ópera em Portugal. Mas em Ópera Spectacular, tudo se transforma. O público não resistiu e manifestou-se de forma inebriante. Estamos perante um espectáculo bem diferente  do que se faz em Portugal e que tem vindo a impor-se pela sua qualidade e adesão do público.

O elenco é de grande nível, e a produção acrescenta mais e mais num cenário grandioso e imagem muito atractiva, com uma produção técnica extremamente cuidada. Tudo é belo e permite a interiorização na descoberta da música. 

Este ano a Ópera Spectacular arrebatou com inúmeros momentos , entre eles, a justa homenagem a Montserrat Caballé na voz incrível e poderosa da nossa Diva Sra. Dona Elisabete Matos, e o cantor Bruno Correia (vencedor do Rising Star).

A Ópera Spectacular este ano, também  fez um convite ao Fado para se unir ao canto lírico e escolheu primorosamente a voz doce e expressiva da fadista Katia Guerreiro que comprovou a sua natural capacidade de abordar estilos diversos, interpretando a ária  "Casta Diva" em Fado, criando um momento solene muito tocante.

Mas houve muito mais neste acontecimento de surpresas grandiosas. A abertura do espectáculo feita com "O Fortuna" de Carmina Burana , com coro (Emotion Voices)  e a música orquestral misturada com ritmos electrónicos feitos pelo "DJ de serviço" e também arranjador musical de alguns dos temas deste concerto - Abel Chaves, pertencente também à brilhante Banda Sinfónica da PSP primorosamente dirigida pelo Maestro Subintendente Ferreira Brito. 

De destacar também em grande plano todos os cantores do elenco desta produção , com vozes de um nível surpreendente,  que são indubitavelmente os pilares deste sucesso e que nos encantam com interpretações ricas de timbre, expressão vocal e cénica abrangendo uma diversidade de repertório que passa até pela música popular portuguesa em "tom" lírico. São eles: Yolanda Soares (Soprano); Patrycja Gabrel (Soprano); Inês Madeira (Mezzo Soprano); Bruno Almeida (Tenor); Tiago Sepúlveda (Tenor); Luís Rodrigues (conhecido Barítono e também convidado nestes concertos para se juntar ao elenco). 

Yolanda Soares é a soprano, mentora e directora artística desta produção, uma cantora que já nos habituou a não se ficar pelo óbvio e a arriscar na fusão de estilos. 

Um espectáculo produzido pela empresa de eventos By the Music produções com a chancela de excelência.

Bravo Ópera Spectacular! 

A não perder no Coliseu do Porto EGEAS dia 16 de Junho às 18 horas

Porto: Bilhetes à venda AQUI
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil