No Interior da Coreia do Norte > Oliver Wainwright | CCB-Garagem Sul 16/04

DO TEXTO:
East Pyongyang Grand Theatre © Oliver Wainwright

Conferências da Garagem

Oliver Wainwright
No Interior da Coreia do Norte

CCB - Garagem Sul  ▪ 16 abril ▪ 19h00 ▪ Sala Luís de Freitas Branco

A Garagem Sul traz a Lisboa o crítico de arquitetura do jornal britânico The Guardian para apresentar a sua visão sobre o interior de um dos países mais secretos e enigmáticos do mundo.

Oliver Wainwright oferece-nos uma visita de olhos bem abertos para além das portas fechadas do país mais secreto do mundo, dando a ver um lugar cuidadosamente construído como ferramenta política e ideológica.

Intermináveis blocos residenciais cinzentos, praças ventosas e paradas de mísseis. É esta a imagem sombria que, a partir dos media ocidentais, a maioria de nós tem de Pyongyang. Mas a realidade é um mundo de fantasia em tons pastel, pontuado por curiosas estruturas de ficção científica, dando forma a uma das cidades mais estranhas do planeta. Oliver Wainwright oferece-nos uma visita de olhos bem abertos para além das portas fechadas do país mais secreto do mundo, dando a ver um lugar cuidadosamente construído como ferramenta política e ideológica. Desde as sumptuosas salas de leitura da Grande Casa de Estudo do Povo, até aos balneários do Estádio Primeiro de Maio, Wainwright explica como a arquitetura e o planeamento são usados para reforçar ideologia nacional, a Juche. Sob a égide do seu atual líder, Kim Jong Un, o ritmo da construção intensificou-se. Um dos seus slogans patrióticos oficiais afirma: «Transformemos o país num mundo encantado socialista!». Rapidamente está a transformar Pyongyang num parque de diversões, recorrendo a uma fantasia barata que evoca a prosperidade e utilizando a arquitetura como um sedativo potente, anestesiando a população em relação à dura realidade do seu regime autoritário.

Oliver Wainwright é, desde 2012, crítico de arquitetura e design do The Guardian. Formou-se em arquitetura pela Universidade de Cambridge e pelo Royal College of Art, tendo colaborado com vários ateliers, como o OMA em Roterdão e o Muf em Londres, bem como em planeamento urbano estratégico na Unidade de Arquitetura e Urbanismo do mayor de Londres. Escreveu sobre arquitetura e design para muitas publicações e, com frequência, leciona em escolas de arquitetura. As suas fotografias foram objeto de exposições internacionais. Inside North Korea (Taschen) é o seu primeiro livro.

**********

A Garagem Sul é um espaço do Centro Cultural de Belém dedicado à arquitetura. No que antes foi um parque de estacionamento, a Garagem Sul oferece hoje uma atmosfera única no panorama Europeu para a apresentação e debate da arquitetura. As atividades da Garagem Sul procuram apresentar um amplo espectro de posições através das quais os arquitectos podem redefinir o seu papel na sociedade e interrogar novos modos de construir o mundo.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários