Cheesecake de Chocolate

DO TEXTO: Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para...
Cartaz alusivo à receita do Cheesecake de Chocolate.



cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C.





Que o cheesecake é uma unanimidade, ninguém duvida. Esta sobremesa composta geralmente de base de bolacha, recheio à base de queijo, creme e ovos, e cobertura de frutas é muito mais antiga do que imaginamos.


Relatos históricos dão conta de que o cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. Dá para imaginar um “atleta” comendo um pedação de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros?

Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. Eles também assavam tortas de queijo e os franceses faziam receitas de requeijão e açúcar. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.

O ingrediente essencial do cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos, como o queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese. A popularização mundial do cheesecake veio na década de 70 a partir dos Estaods Unidos, principalmente de Nova Iorque, onde até hoje é uma das sobremesas favoritas de lá.
 
Ingredientes:

Massa:
150 g de biscoito de chocolate
70 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Recheio:
600 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de açúcar
4 ovos (claras e gemas separadas - gemas devem estar peneiradas) 
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de nata 
200 g de chocolate meio amargo derretido

Preparo:
No processador de alimentos processar os biscoitos até virarem uma farinha fina. Adicione o cacau em pó e processe novamente para misturar. Por último adicione a manteiga e processe até virar uma farofa úmida. Antes de colocar a base na forma, deve-se preparar a forma. A forma deve ser envolvida em sua parte externa por uma camada de filme plástico (PVC) e mais uma camada de papel alumínio. Conforme mostrado nas fotos abaixo. Esse processo é muito importante para que a água do banho-maria não entre em contato com a torta enquanto ela assa.


Coloque a farofa na forma e pressione formando uma base para a torta. Coloque a forma com a base montada dentro de um saco plástico, ou cubra com papel alumínio e leve para o congelador enquanto prepara o recheio. É necessário cobrir a forma para que a base não pegue umidade no congelador.

Para o recheio:
Em uma batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até amolecer e formar um creme. Adicione a baunilha e continue batendo. Vá adicionando o amido de milho, as claras e as gemas deixando bater bem entre a adição de cada ingrediente. Adicione o cacau em pó e a nata e continue batendo bem .
Retire a tigela da batedeira e incorpore o chocolate derretido. Misture com o auxílio de uma espátula.

Retire a forma do congelador e derrame sobre a base o recheio. Coloque a forma da torta dentro de outra maior. Adicione com cuidado a água quente dentro da forma maior e asse em forno pré-aquecido 180 °C por 1h e 30 minutos aproximadamente. Verifique se a torta está firme, porém não demais, levemente firme. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira e só desenforme quando estiver bem fria e firme. Melhor se for no dia seguinte.

Uma das variações da receita

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários