Meu Amigãozão e Leandro Vieira no Sem Censura são atrações da TV Brasil nesta quarta (dia 12)

DO TEXTO:


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Carnavalesco Leandro Vieira no Sem Censura desta quarta 

Quarto lugar em 2017 na Passarela do Samba com o enredo ‘Só com a Ajuda do Santo’, o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, é  convidado desta quarta-feira (dia 12), do programa Sem Censura, que vai ao ar às 17h. Leandro vai falar sobre os bastidores da criação no carnaval em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e sobre o enredo da Verde e Rosa de 2018: ‘Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco’, que irá abordar as manifestações populares que acontecem independente da verba que os financia.

Nesta quarta, a apresentadora Vera Barroso também entrevista André Rosenthal Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. André falará sobre o Cais do Valongo, que ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco, e também sobre as exposições inauguradas no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, para  comemorar os 80 anos do Iphan. 


Uma dessas exposições mostra todo o processo de criação do carnaval carioca que desfila na Marquês da Sapucaí. Esse trabalho é tema da exposição 'Bastidores da Criação – Arte Aplicada ao Carnaval', que começou no dia 13 de junho e vai até 20 de agosto, no Paço Imperial. O projeto idealizado pelo Iphan é resultado de uma parceria com a Estação Primeira de Mangueira, que abordou este ano na Sapucaí o sincretismo da fé no Brasil, um dos elementos marcantes de uma nação construída a partir de sua miscigenação cultural.

A ideia de abordar essa herança nacional representada na crença popular partiu do carnavalesco Leandro Vieira, com o enredo ‘Só com a Ajuda do Santo’ e contou com o apoio do Iphan na pesquisa histórica, social, fotográfica e antropológica sobre o assunto, aproximando a escola de samba das comunidades tradicionais.

SERVIÇO:
Sem Censura com o carnavalesco Leandro Vieira, dia 12, às 17h, na TV Brasil
 
Episódios inéditos de Meu Amigãozão na TV Brasil Animada
 
Nas férias escolares, a TV Brasil Animada exibe  temporada inédita do desenho Meu Amigãozão. Nesta quarta-feira (dia 12), às 14h40,  o episódio “Velozes e Valentes” mostra os amigos inseparáveis Matt, Lili e Yuri levando Golias para uma corrida bem divertida. Já em “Laranja e Roxo”,  as crianças  não conseguem entrar em acordo sobre qual cor o tesouro deve ter.

Meu Amigãozão mostra três crianças e seu amigos no  mundo animal: Yuri e seu amigãozão Golias, um elefante azul; Lili, com sua girafa Nessa; e Matt, com seu canguru Bongo. Golias é gorducho e carente; o canguru é verde e tem bolsos espalhados por todo o corpo; e a girafa é elegante e cor de rosa e tem muito amor para dar.

Com 52 episódios, a série mostra a história das três crianças, que têm os bichos como melhores amigos.  Yuri, Golias, Lili, Nessa, Matt e Bongo têm personalidades sociáveis e conciliadoras e buscam mostrar, durante suas aventuras, como crescer feliz, resolver pequenas diferenças e valorizar as qualidades de cada um.
 
A segunda temporada de Meu Amigãozão vai ao ar à tarde, a partir das 14h40. Pela manhã, a TV Brasil exibe a primeira temporada da série, a partir das 9h.

Na TV Brasil Animada, as atrações estão organizadas de acordo com a idade. A primeira parte, das 8h às 10h, é dedicada a crianças de até seis anos. Na sequência, das 10h ao meio-dia, o conteúdo é indicado para crianças a partir de seis anos. À tarde, das 13h30 às 15h, a programação privilegia as crianças até 6 anos. Das 15h às 16h30, será a vez da turma com mais de seis anos.
 
SERVIÇO:
Tv Brasil Animada - Meu Amigãozão, quarta (dia 12), às 14h40, na TV Brasil

A Vizinhança do Tigre
 

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Vencedor de quatro prêmios de melhor filme, entre eles a Mostra de Cinema de Tiradentes de 2014, A Vingança do Tigre entra no universo do bairro Nacional, região pobre de Contagem/MG, e retrata o dia a dia de jovens do local. Juninho, Eldo, Adilson, Menor e Neguinho são cinco garotos que vivem em dificuldade e sonham com uma vida melhor. 


Eles estão sempre divididos entre o trabalho e o lazer, e entre o legal e o ilegal. O longa traz sequência marcantes de situações banais, como dois deles conversando sobre as fotos da mãe em um celular ou outros roubando tangerinas da árvore do vizinho.

O diretor Affonso Uchoa busca interferir o mínimo possível na narrativa, o que nos passa a impressão de um registro muito preciso de suas rotinas, sem que a câmera tornasse as situações em algo ensaiado ou falso.

Ficha técnica
Gênero: Drama
Direção: Affonso Uchôa
Som direto: Warley Desali
Mixagem: Bruno Vasconcelos, Pedro Durães
Produção Executiva: Thiago Macêdo Correia
Classificação: 16 anos

SERVIÇO:
Cine Nacional - A Vizinhança do Tigre, quarta (dia 12), às 23h, na TV Brasil


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários