Documentário "José & Pilar" chega amanhã aos cinemas

DO TEXTO:


O documentário "José & Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, que acompanha os últimos anos de vida de José Saramago ao lado da mulher, Pilar del Rio, estreia-se na quinta-feira em onze salas de cinema em Portugal.

O filme é um retrato próximo do escritor português no processo de escrita e divulgação do romance "A viagem do elefante", desvenda o lado privado de José Saramago, o seu compromisso cívico enquanto escritor, os medos e dos dilemas sobre a velhice e a morte, as certezas sobre Deus e a religião.

Para este filme, o realizador Miguel Gonçalves Mendes passou três anos com José Saramago e acumulou mais de 200 horas de filmagens, transformadas num documentário que foi estruturado como uma narrativa de ficção.

"É a história de um homem que tem uma ideia para um livro, adoece, tem medo de não conseguir acabar o livro, acaba por recuperar, termina e faz a sua vida a seguir", resumiu Miguel Gonçalves Mendes à agência Lusa.

"José & Pilar" foi exibido no DocLisboa, já teve estreia comercial no Brasil e foi apresentado na terça-feira em Lisboa, dia em que José Saramago completaria 88 anos.

Na sessão, no cinema São Jorge, marcaram presença Pilar del Rio, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e alguns dos músicos que participaram na banda sonora, como Camané, Adriana Calcanhotto e David Santos (noiserv).

Na exibição, Pilar del Rio elogiou o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes, o uso discreto da câmara de filmar para fazer um filme "delicado, poético e dolorosamente real".

Na quinta-feira à noite, alguns dos músicos que participaram na banda sonora vão atuar na discoteca Lux, em Lisboa.

Grande parte da música do filme foi composta por noiserv, projeto do músico David Santos, e integra também dois fados interpretados por Camané, composições de Adriana Calcanhotto, de Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, ou músico brasileiro Pedro Granato.

Dela fazem parte também temas de Alberto Iglesias e de Paco Ibáez.

No Lux atuarão noiserv, que interpretará o tema "Palco do tempo", cantado em português e tocará acompanhado de um quarteto de cordas, Camané, Paco Ibáez, Pedro Granato e Pedro Gonçalves.

O documentário terá ainda estreia comercial em Espanha, país coprodutor (a par do Brasil).

José Saramago, prémio Nobel da Literatura e autor de romances como "O ano da morte de Ricardo Reis", "Ensaio sobre a cegueira" e "A viagem do elefante", morreu a 18 de junho deste ano.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

Lusa

17-11-2010
“José e Pilar”: filme sobre os últimos anos da
vida do casal Saramago estreia esta quinta-feira


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários