Cidade promove volta ao passado com festival Viagem Medieval

DO TEXTO:

O castelo de Santa Marta da Feira, no norte de Portugal, foi o primeiro local a receber o festival Viagem Medieval; hoje a festa acontece por todo o centro histórico da cidade



Até o dia 8 de agosto acontece em Santa Marta da Feira, no norte de Portugal, o festival Viagem Medieval. O evento, que é anual, recria no centro histórico da cidade o cotidiano de séculos passados, com manifestações artísticas e produção especial nos monumentos locais. Para 2010, o tema é ‘Do Condado ao Reino’. O evento Viagem Medieval começou a ser realizado no castelo da cidade, mas acabou por conquistar o público e hoje ocupa uma área de 40 hectares que toma todo o centro de Santa Marta. Mais de 50 mil visitantes são esperados por dia durante o período. Nesta edição, a festa vai reviver o final do século 11, com as lutas pelo poder e a afirmação política da rainha D. Teresa e seu filho, Afonso Henriques, no território que era então chamado de Condado Portucalense.

Programação

A cada dia da festa, uma nova etapa histórica é encenada, com direito a justas, reencontro de cavaleiros, festim, fossado e tributo, além de shows que acontecem em horários marcados, como ‘As Asas de Ícaro’, ‘Bosque Mágico’, ‘[Des]Venturas do Reino’, ‘Sentir do Guerreiro’ e ‘Sítio dos Tormentos’. Há também áreas temáticas que oferecem atrações e ambientação caprichada, como a ‘Subida às Ameias’, os Banhos Públicos de S.Jorge, o Torneio do Mestre Arqueiro e Lago dos Feitiços, por exemplo. A praça da vila e os mercados Sukh garantem que os dias mais atuais também tenham espaço na festividade.


Mais informações em: www.viagemmedieval.com/

UOL Da Redação



POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. OLà querida Guta!olha sabes uma coisa acabo agora mesmo de falar ao telefone com o Mindo onde ele me contou que esteve là ontem e que vale mesmo a pena passar là uma tarde e comer umas boas febras de porco acompanhado de uma boa pinga daquele que até deixa bigodes.Guta dei-me logo vontade de montar no carro e seguir viagem.Mas para mim o dia da partida ainda nao chegou por isso estou aqui todo babado o Mindo so arranja disto e depois um gajo é que sofre.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi, maninha!

    Foi como o Manel já disse. Tu escreveste este post e eu por coincidência estive ontem de tarde e à noite numa viagem ao passado em Santa Maria da Feira que, segundo dizem, é das maiores feiras medievais do mundo.

    Um gajo entra na feira e parece que está a regressar ao passado, mais exactamente à idade média com cavaleiros, príncipes, princesas, pedintes, leprosos, frades, freiras, saltimbancos, batalhas entre mouros e portugueses, assalto ao castelo, saltimbancos, malabaristas, bobos, pajens, bruxas e bruxos, cavalos, camelos, águias, falcões, tendas de venda de produtos regionais, desde a bijutaria, roupa, doces, bebidas espirituosas e, é claro, as tendinhas de comes e bebes.

    O delírio!

    Beijos e abraços do maninho.

    Ah! O recinto da feira medieval é enorme. Muita coisa a gente nem tem tempo de ver pois aqui e aqui sempre estão a decorrer eventos. Quando a gente que ir fazer xixi, o sítio onde vamos não se chama banheiro, lavabos,nem WC. Chama-se ESTERQUEIRA.

    :)

    ResponderEliminar