Do Norte Fluminense para Coimbra: calouro de Engenharia Civil conta como é estudar em Portugal


Elias passou no vestibular para outras duas instituições em Portugal, 
mas escolheu estudar em Coimbra 
Foto: Juliana Alcantara / Jornal Extra

Juliana Alcantara

Elias Romualdo da Silva partiu para a Universidade de Coimbra, em Portugal, em 2015, então com 19 anos. Morador de São Fidélis, no Norte Fluminense, o jovem levou na bagagem muita curiosidade e a matrícula no Mestrado Integrado de Engenharia Civil - quando o aluno já se inscreve na graduação e no mestrado.

Hoje cursando o segundo ano, ele divide um apartamento na cidade portuguesa com oito rapazes de sete países diferentes. E a troca cultural não ocorre apenas em casa, e sim no país inteiro. Elias, que a princípio queria estudar inglês, deparou-se em Portugal com inúmeras possibilidades:

- A gente vive num lugar que é muito cultural, conhece gente do mundo inteiro. A não ser que você fique trancado dentro de um quarto, vai poder praticar inglês, francês. Antes eu pensava só em estudar inglês. Hoje estudo um pouco de francês, espanhol, e até mandarim. E o melhor, ainda tem pessoas para poder praticar - conta.

O aluno veste a capa preta, símbolo da faculdade, 
durante o Salão do Estudante  
Foto: Juliana Alcantara / Jornal Extra

A Universidade de Coimbra sempre foi o foco de Elias, que ingressou na instituição usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde criança, ele pensava em ser engenheiro. E, na adolescência, veio a vontade de estudar fora do Brasil. Faltando três anos para se formar na graduação, ele não planeja voltar para o país tão cedo:

- Como seria minha vida se não tivesse ido para Portugal? Deixaria de conhecer gente tão legal, tanta coisa que eu ia pensar errado. Me vejo muito maduro e com uma consciência de mundo muito maior. Tenho vontade de conhecer mais coisas, de desbravar o mundo. Estou vendo o começo dos meus sonhos se realizando, porque eu acho que esse é só o começo.

In Extra

Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário