Raul Sampaio, Roberto Carlos e o hino à doce terra onde nasceram

DO TEXTO: Vale a pena ouvir "Meu pequeno Cachoeiro" na voz de Raul Sampaio, bem como na voz de Roberto Carlos nas suas 3 versões.
Uma das músicas do repertório de Roberto Carlos que muito impressiona pela nostalgia que encerra é, sem dúvida, “Meu pequeno Cachoeiro” de Raul Sampaio

 
Por: Armindo Guimarães
https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html

Uma das músicas do repertório de Roberto Carlos que muito impressiona pela nostalgia que encerra é, sem dúvida, “Meu pequeno Cachoeiro” de Raul Sampaio e que Roberto eternizou modificando-a um pouco na letra e na música com novos tons e novos ritmos.

Do Roberto existem até ao momento 3 versões, a clássica (digamos assim), editada em 1970 e na qual o Rei introduziu algumas alterações em especial na letra, alterando a terceira estrofe e adicionando uma declamação da sua autoria. Surge depois uma 2.ª versão de 1970 que tem a particularidade de ser cantada apenas com um violão como acompanhamento. Finalmente, creio que em 2005, é editada a terceira versão que surpreende pela sonoridade e interpretação. Nesta versão Roberto Carlos não introduziu a parte declamada.

Vale a pena ouvir Meu pequeno Cachoeiro na voz de Raul Sampaio, bem como na voz de Roberto Carlos nas suas 3 versões. No fim, o mais certo é ficarmos apaixonados por todas elas.


Reproduzimos aqui a letra de Meu pequeno Cachoeiro, colocando entre parêntesis as alterações feitas por Roberto Carlos e em itálico a parte declamada também introduzida pelo Rei.

Meu pequeno Cachoeiro
Raul Sampaio/Roberto Carlos

Eu passo a vida recordando
de tudo quanto aí deixei
Cachoeiro, Cachoeiro
vim ao Rio de Janeiro
p'ra voltar e não voltei

Mas te confesso na saudade
as dores que arranjei pra mim
pois todo o pranto destas mágoas
ainda irei juntar nas águas
do teu Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti
ai que saudade dessas terras
entre as serras
doce terra onde eu nasci

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti
ai que saudade dessas terras
entre as serras
doce terra onde eu nasci

Recordo a casa onde eu morava
o muro alto, o laranjal
meu flambuaiã na primavera (o meu bom jenipapeiro)
que bonito que ele era (bem no centro do terreiro)
dando sombra no quintal (dando sombras no quintal)

A minha escola, a minha rua
os meus primeiros madrigais
ai como o pensamento voa
ao lembrar a terra boa
coisas que não voltam mais

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti
ai que saudade dessas terras
entre as serras
doce terra onde eu nasci

(declamando)

- Sabe meu Cachoeiro,
eu trouxe muita coisa de você
e todas essas coisas me fizeram saber crescer
e hoje eu me lembro de você,
me lembro e me sinto criança outra vez!

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti…

Em 28 de Julho de 1966, "Meu pequeno Cachoeiro" foi declarado oficialmente como hino da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, decretado pela lei municipal n.º 1072/66.

Num pequeno tributo a Roberto Carlos intitulado “Roberto Carlos é Brasil, é brasuca”, publicado no Portal Clube do Rei e no Portal Splish Splash, tive a oportunidade de abordar a terra onde nasceu, Calhoeiro de Itapemirim, que dizem ser, desconhece-se o motivo, “A Capital secreta do Mundo”.  

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Querido administrador!
    Acredito que já vives apaixonado constantemente, seguindo o exemplo do Roberto que demonstra sempre a paixão o amor em maioria de suas canções.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Ola Mindo um bom dia para ti e para toda a malta aqui do portal.Oha pa eu embora tenha muita saudades da minha terra mas por enquanto so consegui me aproximar um pouco dela.Eu falo assim porque ja estou instalado em Espanha como eu te contei.As coisas estan se colocando pouco a pouco e como tu vez ja tenho a net e por isso vou poder ficar de novo mais perto de voces todos.Embora ainda nao tenha muito tempo de vaga mas la chegaremos se Deus quizer.Abraços para todos

    ResponderEliminar