12 lições para ser um pouco mais estoico a cada dia

DO TEXTO: O autor explica como buscar a verdade interior e agir de acordo com os próprios princípios, assim como a ideia estoica de viver com razão e virtude.
 Autor Mark Matousek e capa do livro "Lições de um Estoico – Como Emerson pode mudar sua vida".


Mark Matousek guia o leitor em direção à autoconsciência ao analisar os princípios elencados pelo filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson


No lançamento Lições de um Estoico – Como Emerson pode mudar sua vida, publicado no Brasil pela Citadel Grupo Editorial, o autor best-seller Mark Matousek mergulha na filosofia de Ralph Waldo Emerson: um dos pilares do transcendentalismo americano do século XIX e defensor de conceitos que refletem princípios do estoicismo, como a importância da individualidade e conexão com a natureza.

Com base em 12 ensinamentos essenciais de Emerson – originalidade; mudança de perspectiva; a não conformidade; paradoxo da contradição; resiliência, vitalidade (conexão entre humano e natureza); coragem x liberdade; amor; otimismo; cordialidade e gratidão – o autor explica como buscar a verdade interior e agir de acordo com os próprios princípios, assim como a ideia estoica de viver com razão e virtude.

Ainda, Matousek oferece uma abordagem reflexiva e prática para aplicar sabedoria no cotidiano, e evidencia como as lições de Ralph Waldo Emerson refletem na contemporaneidade, oferecendo um caminho para a autenticidade e realização pessoal. Desde originalidade até a espiritualidade, cada tópico apresentado pelo escritor têm um propósito unificador: ensinar aos leitores que a autoconsciência é fundamental para a autossuficiência, cura individual e libertação.

Sob a luz da autoconsciência, o mundo convencional revela a sua verdadeira natureza como o substituto de uma realidade que é mais profunda. Waldo acreditava que o nosso apego às aparências e às ilusões superficiais nos impede de reconhecer o nosso verdadeiro lar no universo [...] nós estaríamos presos a nossas respostas condicionadas caso fôssemos privados da autoconsciência, sofreríamos uma lavagem cerebral por conta das nossas crenças e não teríamos consciência alguma da testemunha interna cuja perspectiva mais ampla é capaz de libertar a mente.
(Lições de um Estoico, p. 35)

Ao incentivar a confiança em si mesmo e a busca pela verdade interior, Emerson e Matousek convidam os leitores a explorarem o potencial humano ilimitado. Esta obra é uma ferramenta poderosa para navegar pelas complexidades existenciais, que ajuda cada um a encontrar o próprio caminho em meio às incertezas e desafios da vida. Tanto para o escritor quanto o filósofo, conhecido como “estoico americano”, a jornada rumo à autenticidade e ao florescimento pessoal começa pela compreensão da própria mente e pela busca do ‘eu’ interior.

Ficha técnica:
Título: Lições de um Estoico
Subtítulo: Como Emerson pode mudar sua vida
Título original: Lessons from an American Stoic
Autor: Mark Matousek
Editora: Citadel Grupo Editorial
Edição: 1ª ed., março/2024
ISBN: 978-6550474089
Número de páginas: 304
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor: Mark Matousek é autor de best-sellers, professor e palestrante cujo trabalho se concentra no despertar pessoal e na excelência criativa por meio da escrita transformacional e da autoinvestigação. Seu trabalho apareceu em inúmeras antologias e publicações, incluindo The New Yorker e The Oprah Magazine. Em 2013, Mark fundou o The Seekers Forum, uma comunidade on-line global para diálogo espiritual não sectário. Leciona em diversas instituições, como The New York Open Center, The Omega Institute, 1440, Esalen, The Rowe Center, Hollyhock e Omega Blue Spirit, Costa Rica. Mora com seu parceiro em Springs, Nova York .Instagram @mark.matousek - LinkedIn Mark Matousek - YouTube @MarkStevenMatousek - Site

Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor. Citadel - @citadeleditora - Citadel Grupo Editorial - Citadel Grupo Editorial

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários