Surpreenda-se pela singularidade da fé dos pequeninos

DO TEXTO: Fazendo teologia de olho na criança traz uma seleção de narrativas bíblicas que inspiram o leitor e a leitora a se desnudarem de valores e padrões ego

Autor Valdir Steuernagel e apa do livro "Fazendo teologia de olho na criança".

Em novo livro, Valdir Steuernagel, embaixador da Visão Mundial e um dos mais respeitados teólogos brasileiros, relata os aprendizados obtidos no contato com as crianças atendidas pela ONG

“Preciso das crianças para a minha teologia e preciso abrir os olhos e ouvidos para perceber o mistério que se dá no encontro de Jesus com as crianças. Eles se entendem e se gostam, e isso eu só experimento quando me deixo presentear com o dom da confortabilidade que é vivida por eles”. Em seu mais recente livro, Fazendo teologia de olho na criança, Valdir Steuernagel, um dos mais respeitados teólogos brasileiros, convida leitores e leitoras a ouvirem a Deus pela boca dos pequeninos.

Em narrativa com forte apelo autobiográfico, Valdir conta como ele, um missiólogo “conceitual, categorizador, racional”, um homem “obcecado pelo mito da adultez”, como ele próprio se descreve, foi descobrindo aos poucos que precisava “voltar ao ventre materno” e nascer de novo. Tornar-se criança. E assim passar a fazer teologia de olho nelas — não como mestre, mas como aprendiz.

Na obra, o autor compartilha uma jornada repleta de desafios e aprendizados, em que o contato com os pequenos o chamou para uma contínua conversão para Deus, para o outro e para a própria alma. No contato com seus netos e com as crianças atendidas pela Visão Mundial (World Vision), organização que atua no cuidado de crianças de comunidades pobres em todo o mundo, ele redescobriu as bases de sua fé, surpreendido que foi pela confiança que elas demonstram diante do mistério.

Essa experiência o levou a ressignificar sua teologia, inicialmente perplexa pela dor, injustiça e sofrimento, mas que se revigorou ao experimentar o amor de Deus, um Pai que é atento aos pequenos. A teologia, ele veio a perceber, “precisa ser mais humana em sua integração e assimilação de múltiplos sotaques, cores, gostos e cheiros. Muito além de suas formulações, expressas em longas e estreitas sistematizações, ela precisa aprender a escutar melhor. Escutar para se humanizar. Ser mais integradora e menos domesticadora do diferente”.

Fazendo teologia de olho na criança traz uma seleção de narrativas bíblicas que inspiram o leitor e a leitora a se desnudarem de valores e padrões egocêntricos, a denunciarem a forma excludente na qual vivemos e a aceitarem o convite para uma surpreendente e assustadora conversão. Profundo, sem deixar de ser acessível e altamente edificante, próprio do estilo de Steuernagel, Fazendo teologia de olho na criança é uma proposta transformadora, um chamado à essência da vida e à beleza da fé. 

Ficha técnica
Título: Fazendo teologia de olho na criança
Autor: Valdir Steuernagel
Editora: Mundo Cristão
ISBN:  978-65-5988-196-3
Páginas: 224
Formato: 14x21
Preço: R$ 54,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a Visão Mundial: A Visão Mundial Internacional (em inglês: World Vision International) é uma organização não governamental de ajuda humanitária fundada em 1950. Trabalha em parceria com a Unicef, a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outras entidades. Sua sede internacional está em Londres, Reino Unido, e seu atual presidente e CEO é Andrew Morley. Em todo o mundo, a Visão Mundial conta com mais de 40 mil colaboradores engajados com a proteção da infância.

No país desde 1975, a Visão Mundial Brasil, atua com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, buscando a erradicação da violência e uma vida mais digna. Para isso, desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de vida, incidência política e resposta a emergências.

Sobre o autor: Valdir Steuernagel atua junto à Visão Mundial (World Vision) desde 1989, tendo presidido os conselhos nacional e internacional da organização. Hoje é embaixador da Visão Mundial Brasil, da Aliança Cristã Evangélica Brasileira e colunista da revista Ultimato. É pastor luterano com mestrado e PhD pela Lutheran School of Theology em Chicago, nos Estados Unidos. Autor de várias obras, organizou e coescreveu pela Mundo Cristão os livros Formação espiritual e Espiritualidade no chão da vida. É casado com Silêda, com quem tem quatro filhos e sete netos. Juntos se dedicam ao ministério da nutrição espiritual e vocação missional. @silva.steuernagel - Podcast EntreLinhas

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários