Oscar 2023: conheça seis filmes estrangeiros para maratonar e falar um novo idioma

DO TEXTO: Na listagem da Preply, dois se destacam: o vencedor de Melhor Filme Internacional Nada de Novo no Front e o sueco Triângulo da Tristeza, que concorreu

Estatueta Prémio Óscar

A plataforma de idiomas Preply levantou quais línguas você pode aprender com as obras cinematográficas

13 de março de 2023 -  Desde o prêmio de Melhor Filme para Parasita, em 2020, o Oscar, que é a distinção mais cobiçada do mundo do cinema, tem chamado a atenção devido aos idiomas falados nos longa-metragens nas suas principais categorias, além daqueles na clássica de Melhor Filme Internacional. Pensando nisso e em como essas produções têm ganhado cada vez mais popularidade, a Preply, plataforma de idiomas, fez uma listagem com seis filmes estrangeiros que concorreram ao Oscar em 2023 e que estão de fora do eixo norte-americano. 

Na listagem da Preply, dois se destacam: o vencedor de Melhor Filme Internacional Nada de Novo no Front e o sueco Triângulo da Tristeza, que concorreu a três estatuetas, mas não levou nenhuma. Essa foi a  primeira vez que duas obras estrangeiras competiram juntas na principal categoria do prêmio. Além de Melhor Filme Internacional, Nada de Novo no Front, que era um dos favoritos na disputa, levou as estatuetas de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. 

Segundo Mustafa Ali Sivisoglu, gerente de sucesso de alunos na Preply, existem inúmeras formas para aprender um novo idioma, seja por meio de aulas, livros, séries e filmes, como os do Oscar. “Assim como outros materiais de entretenimento, o cinema proporciona contato com novas culturas para que possamos aprender idiomas, curiosidades, histórias e até mesmo como utilizá-los para aprimorar os nossos conhecimentos e, por fim, a nossa carreira", diz.

Confira abaixo os indicados e os vencedores do Oscar 2023 e os idiomas para aprender com cada um deles: 

Nada de Novo no Front - Alemão (Vencedor nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte)

Nada de Novo no Front é a primeira adaptação em alemão do livro clássico antibélico do escritor Erich Maria Remarque. O filme narra as experiências do soldado Paul Bäumer na Primeira Guerra Mundial, junto a outros combatentes com quem chega à frente do combate pelo Oeste. O contexto histórico do filme traz palavras e expressões que não são tão conhecidas atualmente, porém é excelente para o enriquecimento do vocabulário em alemão.

Triângulo da Tristeza -  Sueco (indicado a Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original)

O filme sueco retrata a história de um casal de influenciadores que é convidado para um cruzeiro de luxo ao lado de um grupo de pessoas ricas. Entretanto, a situação toma um rumo diferente quando uma tempestade brutal atinge o navio. A linguagem utilizada no filme acaba sendo facilitada pelo fato de a dupla protagonista trabalhar com Internet, trazendo assim expressões já conhecidas da população só que no sueco. 

Argentina, 1985 - Espanhol (indicado a Melhor Filme Internacional)

Baseado em fatos reais, Argentina, 1985 se inspira na história de Júlio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe, que processam militares da ditadura argentina pelos atos de tortura.Em grupo, vão ao conhecido Julgamento das Juntas. Além de aprender expressões jurídicas em espanhol, é possível enriquecer o vocabulário com interjeições utilizadas na época.

Close - Holandês (indicado a Melhor Filme Internacional)

Ambientada no interior da Bélgica, a trama conta a história de Leo e Témi, dois amigos de 13 anos que são inseparáveis, como unha e carne, mas cuja amizade é testada pelo tempo. Quando um novo ano escolar começa, surgem boatos maldosos sobre a amizade da dupla e eles começam a se distanciar lentamente, resultando em uma separação que é dolorosa para ambos. O drama apresenta uma linguagem jovial, contando com algumas expressões típicas da região em que é situado.

EO - Polonês (indicado a Melhor Filme Internacional)

O drama EO retrata a história de um burro que encontra pessoas boas e más em suas viagens, experimenta alegria e dor, explorando uma visão da Europa moderna através de seus olhos. O filme tem o polonês como sua língua de origem, porém, por se tratar de um “road movie’’, ou seja, um filme de estrada que passa por diversos países do continente europeu, é possível aprender diferentes expressões com o mesmo sentido em diferentes idiomas, como a própria língua polonesa, espanhol e italiano. 

A Menina Silenciosa - Irlandês (indicado a Melhor Filme Internacional)

O filme retrata a história de Cáit, que é uma menina de nove anos que tem uma família enorme, carente e disfuncional. Com a aproximação do verão e do parto de sua mãe, que está grávida, ela é enviada para a casa de parentes distantes apenas com a roupa do corpo. A nova vida com os desconhecidos aos poucos lhe cai bem, até o momento em que a garota faz uma dolorosa descoberta. A linguagem do filme é mesclada em dois tons, com expressões joviais utilizadas pela protagonista e expressões antigas usadas pelo casal antagonista. Algo interessante além do aprendizado de novas palavras é a comparação de diálogos entre essas diferentes gerações. 

“Quando estamos dedicados a aprender um novo idioma, as obras de cada país nos ajudam a ter contato direto com a cultura e língua local. Mesmo que não consigamos acompanhar os diálogos sem legenda, ouvir o sotaque e a entonação enriquece o vocabulário de quem que está no processo de aprendizado”, finaliza Mustafa Ali Sivisoglu.

❇❇❇

Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos. Para mais informações, acesse https://preply.com/pt/.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários