CEUB é finalista do Prêmio GEduc, mais importante reconhecimento da gestão educacional brasileira

DO TEXTO: A reitoria do CEUB celebra a indicação ao Prêmio GEduc e destaca a importância de reconhecer iniciativas voltadas para o bem-estar do corpo docente...
Desenho de cérebro.



Instituição disputa o título na categoria Responsabilidade Social com o projeto 'Saúde Mental no Campus'


O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está entre os três finalistas na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), consagrado como o mais importante reconhecimento para a gestão educacional brasileira. O projeto “Saúde Mental no Campus”, que teve grande impacto na promoção da saúde mental dos professores da instituição, concorreu com iniciativas de todo o país. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o congresso GEduc, de 29 a 31 de março, em São Paulo, que reúne líderes educacionais, empresas de tecnologias educacionais e player do setor.

A partir da necessidade de realizar uma ação efetiva para acolhimento aos docentes no retorno das atividades presenciais após as medidas de relaxamento da pandemia, o CEUB buscou uma estratégia para humanizar o retorno às salas de aula. Idealizado pela Assessoria de Extensão em parceria com o curso de Medicina, o projeto “Saúde Mental no Campus” surgiu, portanto, com o objetivo de promover conhecimento acerca de temas relacionados à saúde mental e, hoje, ampliou o escopo para o enfrentamento às diversas problemáticas.

À frente da Assessoria de Extensão do CEUB, a doutora em Educação e professora Renata Bittencourt explica que o projeto foi motivado a partir do longo tempo desenvolvendo ações voltadas para a saúde mental dos universitários. “Nós percebemos uma necessidade de cuidar também da saúde mental do nosso corpo docente. Tínhamos uma preocupação de desenvolver algo voltado para o bem-estar dos professores”, aponta a professora.

Com alta adesão entre os docentes, o projeto iniciou com grupos de escuta entre os professores e reuniões semanais on-line, com participação de modo voluntário nos encontros. “O resultado foi surpreendente! Fomos percebendo o aumento do envolvimento dos professores ao longo das reuniões. Muitos deles se manifestaram, agradeceram a oportunidade e demonstraram como foi importante para o desenvolvimento das atividades na retomada às atividades presenciais”. Após alcançar um significativo resultado, o projeto seguiu com a abordagem de temas específicos sugeridos pelos próprios professores.

A reitoria do CEUB celebra a indicação ao Prêmio GEduc e destaca a importância de reconhecer iniciativas voltadas para o bem-estar do corpo docente, pois eles são um dos responsáveis pela formação superior dos nossos alunos, pelo desenvolvimento de cidadãos capazes de transformar a sociedade. “Este é um projeto que acolhe os professores no que diz respeito à saúde mental no exercício das atividades de docência e, também, no enfrentamento das adversidades em geral”, completa Renata Bittencourt.

Sobre o GEduc
O GEduc é o principal evento de Gestão Educacional do Brasil. Reúne anualmente mais de 700 participantes de todos os estados brasileiros e renomados palestrantes do setor. O evento fomenta a discussão de assuntos de relevância relativos a competências socioemocionais, gestão, inovação, empreendedorismo e soluções tecnológicas. Após a versão presencial de 2022, o GEduc busca, em 2023, evidenciar como as transformações pedagógicas podem ter um impacto nacional. No 21º ano de realização, o congresso terá 8 trilhas, compostas por mais de 40 temas e mais de 60 palestrantes, com público de 700 pessoas e 60 empresas expositoras. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários