Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento contra a depressão?

DO TEXTO: A fisioterapia é capaz de ajudar pessoas com transtorno depressivo através de diversas técnicas, como conscientização postural e respiratória, exercíc

Mulher em fisioterapia


Especialista da Universidade Cruzeiro do Sul, Prof. Me. Vinicius Gonçalves comenta sobre os métodos que ajudam no procedimento contra a doença

São Paulo, fevereiro de 2022 – A depressão afeta diversas pessoas no mundo todo e com a chegada da pandemia, o número cresceu consideravelmente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil é o segundo país com maior predomínio nas Américas, o que torna importante uma atenção voltada à enfermidade. Para quem procura ajuda, os tratamentos contra a doença costumam ser bastante eficientes, porém, o que poucas pessoas sabem é que a depressão pode ser tratada por métodos fisioterapêuticos. 

Segundo o Prof. Me. Vinicius Gonçalves, do curso de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul, a fisioterapia é capaz de ajudar pessoas com transtorno depressivo através de diversas técnicas, como conscientização postural e respiratória, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, além do treinamento aeróbico. 

Uma das vantagens é que o tratamento não possui contraindicação. No entanto, todas as técnicas aplicadas dependerão de uma avaliação biopsicosociofuncional para identificar o quadro do paciente. Assim, é necessário procurar um fisioterapeuta especializado. 

O principal método utilizado é a cinesioterapia respiratória e motora. “Essa prática promove uma grande melhora da postura, adequação do padrão respiratório, além do bem-estar físico, mental e especialmente social”, explica o fisioterapeuta. 

Apesar de cada caso ser único, a vida social do paciente costuma ser bastante afetada pelos prejuízos que a depressão causa na saúde mental. Por esse motivo, o uso da cinesioterapia pode trazer bastante melhoria no tratamento. 

Ainda, um benefício que a fisioterapia traz no tratamento contra a enfermidade é que, em alguns casos, pode dispensar ou minimizar a dose do uso de medicamentos durante a recuperação. 

“O tratamento pode auxiliar na diminuição e até mesmo eliminação do uso de alguns medicamentos, mas cabe ressaltar que essa prática de aumentar e diminuir medicamentos é de uso exclusivo dos médicos. Mas o tratamento fisioterapêutico pode contribuir contra a depressão ou seus sintomas agravantes, pois trabalhamos com as partes físicas, mental e inclusive social, questões essas que são as mais afetadas pela enfermidade”, comenta. 

O especialista complementa: “Para o tratamento de pessoas com transtorno depressivo é sempre importante trabalhar com a equipe multiprofissional, que inclui fisioterapeuta, médico, psicólogo, assistente social, nutricionistas, entre outros, conforme a necessidade individual dos pacientes; portanto, todo profissional de saúde qualificado e apto pode atuar nesse transtorno”, finaliza. 

                                                               ✳✳✳

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul - Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul possui alunos distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visitesite   

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários