A dor como ferramenta de transformação

DO TEXTO: Hoje sou fonte de inspiração por onde passo. Transformo vidas e histórias. Ajudo as pessoas a resgatar os seus sonhos mais profundos e acreditar no se

Mulher pensando.

E quando passei a aceitar esta parte difícil da minha história como um grande processo de cura, as respostas vieram

Por: Dra. Patricia Rangel* 

Desde cedo ouço falar que as respostas vêm da dor. Mas para mim isso era totalmente inacreditável, pois minha vida era uma sequência de alegrias e conquistas. Tive dores, claro, mas nenhuma que me ressignificasse ou que transformasse a minha história. Mas no meu processo de busca pela felicidade, TUDO mudou. Me divorciei, mudei de emprego, mudei de casa, mudei de cidade, recomecei. E o que eu pensava que seria um processo simples, se tornou o pior pesadelo da minha vida, pois perdi temporariamente a guarda dos meus filhos. O maior sofrimento que eu vivi nesta minha jornada chamada vida.

Foi quando me lembrei que as respostas vêm da dor. E agora, sim, eu sabia o significado desta frase. Passei a buscar a solução em cada lágrima para não focar no sofrimento. E quando passei a aceitar esta parte difícil da minha história como um grande processo de cura, as respostas vieram. Comecei a entender que não era sobre mim, mas sobre as pessoas que me ouviam e se conectavam com a minha história de transformação.

Hoje sou fonte de inspiração por onde passo. Transformo vidas e histórias. Ajudo as pessoas a resgatar os seus sonhos mais profundos e acreditar no seu potencial, seja para resultados pessoais ou profissionais. Estimulo a ressignificação de crenças limitantes e oriento cada pessoa a encontrar um mentor nesta busca do propósito. Tenho também os meus próprios mentores, aqueles que me fazem refletir sobre temas antes não pensados.

Saio de casa todos os dias determinada a transformar a vida de, ao menos, uma pessoa. Isso me faz praticar a escuta ativa e dar voz a desconhecidos, seja na fila do supermercado, em uma viagem por aplicativo ou mesmo nos encontros com familiares. Comecei a perceber a transformação nos olhos das pessoas que me assistem, com lágrimas e entregas verdadeiras.

Ao longo desta transformação passei a entender também que todos temos nossas dores e elas são incomparáveis. Nesse momento, você pode estar vivendo uma dor que não cabe no peito e estar se perguntando como e quando encontrará as respostas. O que posso te afirmar é que elas virão, mas não no seu tempo. Minha dica é: utilize a dor como ferramenta de transformação.

Tente resgatar aquele sonho que ficou esquecido no seu coração. Ou crie novos sonhos. O importante é se desconectar da dor por alguns instantes e focar na realização deste sonho. No início pode parecer impossível, pois você se sentirá sem forças para levantar da cama, quiçá criar um plano de ação para realizar algo inimaginável. Mas, confie em mim, será uma grande motivação para te desligar da dor por algum tempo.

Pode parecer um pouco egoísta, mas o que costumo compartilhar com meus mentorados é que devemos colocar os nossos sonhos em primeiro lugar. Lembre-se da frase de segurança dos comissários de voo: “em caso de emergência, máscaras de oxigênio cairão à sua frente. Vista primeiro a sua e depois ajude quem precisar.” Não é uma questão de egoísmo, e sim de sobrevivência.

Não estou dizendo que só terão respostas aqueles que passarem por dor, mas sim, que você pode e deve transformar suas dores em resultados. Transformar suas lágrimas em sorrisos. Ou, como eu fiz, transformar lágrimas em leituras e escritas. Descobri que gosto de pintar telas, interagir no metaverso e, pasmem, descobri que é maravilhoso ter momentos só meus. Como eu fiz isso? A cada lágrima eu buscava fazer algo novo, pois eu queria viver algo novo. Eu estava cansada de ser a vítima da sociedade e buscar culpados pela dorque eu estava vivendo.

Eu decidi assumir as rédeas da minha vida.

Hoje eu afirmo que aquela dor que eu senti foi extremamente importante para o processo de transformação que eu vivi. Mas, na verdade, esse processo de transformação está apenas começando. Porque agora eu aprendi que as respostas vêm mesmo da dor e, pode acreditar, eu encontrei mais respostas do que eu pensava estar buscando.

E você? Vai ficar até quando delegando a responsabilidade da sua vida? Chorando e se lamentando ao invés de aproveitar o aprendizado desta difícil etapa de sua jornada? Você acha que realmente está valendo a pena? Dê o primeiro passo e comece agora o seu processo de cura e transformação! A magia e o encantamento começam com você!

✳✳✳

*Dra. Patrícia Rangel é Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney. Atua com foco em Atitude, Liderança, Empreendedorismo e EHS.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários