Cinco tendências de tecnologia para 2023

Do Texto: Se adaptar nesta era digital nem sempre é fácil. Contudo, extremamente necessário – afinal, quem para no tempo não consegue conduzir um negócio com ef
Sala tecnológica.


Cenário tecnológico esperado para este ano será marcado pelo fortalecimento dos mecanismos já criados


Por: Milton Ribeiro

É muito difícil encontrar uma empresa que não tenha sido impactada pela transformação digital. Nos últimos anos, acompanhar esse movimento se tornou obrigatório para companhias de todos os portes e segmentos, de forma que se adequassem aos novos tempos, crescessem e conquistassem mais clientes. Grandes ferramentas e sistemas surgiram no mercado, evidenciando tendências que se consolidarão ainda mais neste ano.

Se adaptar nesta era digital nem sempre é fácil. Contudo, extremamente necessário – afinal, quem para no tempo não consegue conduzir um negócio com eficiência. Não há prova maior dessa necessidade do que a pandemia, quando, em meio aos enormes desafios impostos, os investimentos em tecnologia dispararam.

O cenário tecnológico esperado para este ano será marcado pelo fortalecimento dos mecanismos já criados, que ganharão ainda mais força e se tornarão mais relevantes para o destaque corporativo frente aos concorrentes. Dentre tantos, confira os principais que devem ficar no radar da sua empresa:

#1 Inclusão da tecnologia no planejamento estratégico: independentemente do recurso tecnológico adotado, é essencial que ele integre todo o planejamento estratégico do seu negócio. Com um suporte integral tecnológico nas rotinas internas, as equipes dispõem das ferramentas e segurança necessárias para elevarem sua eficiência operacional, produtividade e, consequentemente, a qualidade no trabalho para uma maior satisfação do cliente. Aquelas empresas em fase de expansão, podem até mesmo utilizar estrategicamente estes mecanismos para modelos de trabalho remoto – abrangendo seu rol de contratação e encontrando profissionais excepcionais em regiões até então não exploradas.

#2 Cultura de data driven: ter dados em tempo real é a fonte mais preciosa que qualquer gestor precisa ter – ainda mais, quando usados estrategicamente para uma tomada de decisões assertiva e não baseada apenas em suposições. Estabelecer uma cultura de data driven significa analisar essas informações de maneira inteligente, a partir de dashboards e indicadores que permitam visualizar as ações que estão gerando resultados positivos e o que precisa ser ajustado. Em tempos de competição acirrada no mercado, essa se tornou uma tecnologia obrigatória para qualquer companhia prosperar em seu segmento.

#3 Robotização de processos: na busca por reduzir custos com processos repetitivos e automatizar a maior quantidade possível de tarefas, a robotização de processos é uma das estratégias que mais vem crescendo nos últimos anos – e que, certamente, ganhará ainda mais força em 2023. Ao armazenar, interpretar e processar os dados internos, essa tecnologia elevará a produtividade das operações e o desempenho da empresa como um todo. Estes mecanismos vêm revolucionando a forma pela qual as empresas operam, trazendo uma administração muito mais assertiva e aprimorando o resultado final.

#4 Cloud computing: trazendo a máxima segurança na gestão de tantos dados empresariais, o cloud computing ganha destaque dentre as tendências que devem ser inseridas nas companhias. Com este armazenamento em nuvem, todos os times podem acessar as informações salvas no sistema em tempo real e sem barreiras geográficas limitantes. Fora a redução de custos pela dispensa de investimento em servidores locais, essa tecnologia é a maneira mais simples, segura e econômica para armazenar e processar as informações da empresa.

#5 ERP: integrando e automatizando todos os itens anteriores, o investimento em um ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para otimizar e trazer mais segurança para as empresas. Seja qual for o porte ou segmento, este software de gestão traz uma amplitude de funcionalidades adaptáveis às necessidades do negócio, visando suprir suas necessidades e suportar seu crescimento. Essa tecnologia é capaz de promover uma verdadeira revolução na gestão do negócio, e não deve ficar de fora do planejamento em 2023.

Em suma, diversas tecnologias que se destacaram em 2022 serão ainda mais potencializadas, capazes de trazer resultados excelentes para as empresas. Se adaptar a elas não é mais uma opção, mas sim uma decisão inteligente para trilhar seu negócio rumo ao sucesso.

❇❇❇

*Milton Ribeiro é CEO da SPS Group, uma das maiores parceiras SAP Business One do Brasil.

Sobre a SPS Group
A SPS é considerada uma das principais consultorias do mercado SAP Business One, atendendo empresas em todo território nacional. A empresa dispõe de uma estrutura de atendimento consolidada e moderna, sustentando operações nos mais diversos segmentos do mercado. Suas soluções garantem que a performance corporativa seja sempre elevada, atendendo a todos com a máxima eficiência e potencializando o resultado de centenas de clientes. www.spsconsultoria.com.br 
Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !