Aldeias Infantis SOS inaugura unidade em Mata de São João (BA) com nova modalidade de serviço inédito na Organização

DO TEXTO: Diferente dos abrigos institucionais ou das Casas Lares, o serviço de Família Acolhedora conta com famílias voluntárias cadastradas, selecionadas e ca
Aldeias Infantis SOS

O Serviço de Família Acolhedora e nova unidade de Casa Lar ampliam a atuação da Organização na Bahia

A Aldeias Infantis SOS expandiu a sua abrangência nacional com a inauguração de uma nova unidade na Bahia, em Mata de São João. O espaço foi instalado no dia 16 de dezembro em parceria com a Prefeitura local. No lugar funciona um escritório que disponibilizará o inédito serviço de Família Acolhedora e uma Casa Lar, para as modalidades de acolhimento já praticadas pela Organização.

O serviço de Família Acolhedora em Mata de São João (BA) será o primeiro a ser executado pelas Aldeias Infantis SOS no Brasil e funciona como uma medida de proteção para crianças e adolescentes que, por algum motivo, precisam ser afastados de suas famílias de origem. A parceria com a Prefeitura local é fruto de um convênio com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e tem apoio do Sistema de Justiça de Mata de São João.

Diferente dos abrigos institucionais ou das Casas Lares, o serviço de Família Acolhedora conta com famílias voluntárias cadastradas, selecionadas e capacitadas pela equipe técnica que, após aprovação e decisão judicial, podem acolher crianças e adolescentes que necessitam de medida de proteção. É importante ressaltar que essas famílias não podem estar cadastradas em processos de adoção junto à Vara de Família. 

O processo para seleção das famílias é rigoroso e conta com preparação e acompanhamento feitos por uma equipe de profissionais da Aldeias Infantis SOS. Os interessados devem atender os seguintes critérios: residir no município de Mata de São João, oferecer uma moradia com condições satisfatórias de higiene e acomodação, possuir ao menos 21 anos, ter consentimento da composição familiar, dispor de tempo e afeto, não fazer uso de substâncias psicoativas e apresentar boas condições de saúde física e mental. A Organização seguirá acompanhando os envolvidos, realizando escutas individuais e preparo do desligamento em caso de adoção ou retorno à família de origem.

“O serviço de Família Acolhedora é um marco para nós, pois está sendo implantado pela primeira vez na Organização. Agora nossa expectativa é ser referência para outros programas Brasil afora”, comemora Olívia Valente, gestora territorial da Aldeias Infantis SOS. 

A nova unidade de Mata de São João também conta com uma Casa Lar. O novo espaço está equipado e mobiliado para receber até 10 crianças e adolescentes que ficarão sob responsabilidade da Organização e cuidados da mãe social (cuidadora residente).

Sobre a Aldeias Infantis SOS 

A Aldeias Infantis SOS; (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.   


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários