Academia Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2023

Do Texto: Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a práti

Trompetistas.


Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos nas áreas de violino e violoncelo. As inscrições vão até 28 de janeiro

A Academia Orquestra Ouro Preto abre edital para jovens músicos, com idades entre 18 e 28 anos, desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 28 de janeiro e oferecem quatro vagas para violino e duas para violoncelo. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00, entre fevereiro e dezembro de 2023.

Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida. Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Desta forma, participar da Academia é uma experiência única, gerando vivências enriquecedoras com músicos e professores de reconhecida excelência.

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, 8 ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

Aos 24 anos, Glaikson Nogueira, ex-aluno da Academia e o mais novo integrante da Orquestra Ouro Preto no naipe de violinos, ressalta o esmero da formação mineira na formação dos bolsistas e a oportunidade profissional que se abre no mercado da música de concerto. “Uma das coisas que mais me impactou como aluno foi o compromisso que a Orquestra tem com todos os projetos, a organização, os professores sempre muito competentes, o carinho e cuidado com cada um dos alunos em grandes e pequenos detalhes”, conta o violinista.

“Vejo a Academia como uma grande oportunidade, uma vitrine onde se apresenta o que se tem de melhor para o mercado. Ali todos os alunos estão sendo vistos, têm seus nomes comentados por pessoas já muito bem estabelecidas nesse universo. Com o conhecimento e a visibilidade que se tem na academia é possível alcançar grandes objetivos”, garante o músico.

Inovação

Sempre se desafiando e buscando promover novas experiências para os bolsistas de seu projeto de formação, a Orquestra Ouro Preto inova mais uma vez ao propor, ainda para este ano, a gravação do primeiro álbum da Academia, trazendo para esse período de aprendizado também a vivência em estúdio. “O grande desafio deste ano será a gravação do primeiro CD da Academia. A experiência de passar dias em um estúdio gravando e procurando a perfeição a cada take traz um crescimento técnico e musical de extrema importância na carreira”, afirma Rodolfo Toffolo, coordenador da Academia.

O edital com as informações completas e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.

SERVIÇO:
Edital de Seleção 2023 Academia Orquestra Ouro Preto
Período de inscrições: até 28 de janeiro de 2023
Vagas: Violino e violoncelo
Bolsa para os selecionados: R$ 1.000,00/mês
Inscrições: Gratuitas

 

Também pode ler:

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !