Museu Casa de Portinari comemora o Dia das Crianças com programação especial

DO TEXTO: Totalmente gratuita, a agenda traz oficinas, brincadeiras e apresentação musical com a dupla Canto Kids

Fotocomposição com a fachada do edifício da Casa de Portinari a cores, e a preto e branco uma menina triste olhando-nos à entrada.

Totalmente gratuita, a agenda traz oficinas, brincadeiras e apresentação musical com a dupla Canto Kids que vai resgatar as antigas cantigas de roda

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças (12/10), os jardins do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, recebem, de 9 a 16 de outubro, uma programação especial que vai garantir a diversão da criançada com oficinas, brincadeiras e música.  

Ao longo da próxima semana, das 10h às 16h, o setor educativo do museu vai realizar as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de conhecer livros infantis sobre a vida e obra do artista. 

No domingo (9), a partir das 10h, acontece o lançamento do livro "Histórias de Paulinho", de Luís Antônio Violin, autor da obra infantil “O ninho vazio” (2019), à venda na loja da instituição. A ação compõe o Domingo com Arte Especial de Dia das Crianças. 

Na terça-feira (11), das 14h às 15h30, a artesã Conceição Oliveira vai ministrar oficina de criação de chaveiro produzido com retalhos de jeans. 

Na quarta-feira (12), que é o Dia das Crianças, às 15h, o Museu Casa de Portinari promove o show “Brincando de Roda”, estrelado pela dupla Canto Kids formada pela cantora Mariana Mestriner e pelo guitarrista Rodrigo Oficiati. O repertório infantil vai resgatar as tradicionais cantigas de roda, entre outras músicas que vão mexer com a imaginação da criançada.  

Antes disso, no mesmo dia, só que às 10h, as mídias sociais da instituição vão compartilhar uma contação de história sobre o livro “Candinho: Um menino que gostava muito de brincar e desenhar”, da museóloga Angelica Fabbri. Acesse e confira. 

Já na quinta-feira (13), das 14h às 15h30, será a vez da artesã Mara Silvia ensinar a produzir ponteira de lápis com material conhecido como EVA.  

Na sexta-feira (14), das 14h às 15h30, a artesã Clarice Cavalheiro ministra oficina de como pintar toalhinhas de mão. 

No sábado (15), das 10h30 às 11h30, o museu promoverá o workshop "A memória como recurso criativo", ministrado por Letícia Brunelli, coordenadora do clube de leitura "Livro, Prosa e Cia." formado por funcionários da USP Ribeirão Preto.  

E no domingo (16), das 14h às 15h30, acontece uma oficina de bordado em ponto russo com a artesã Eliani Melo. 

Segundo Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari, as atividades alusivas ao Dia das Crianças propõem diversão, criatividade e lazer. “Por isso teremos muita interação de forma a estimular a participação da garotada. Além disso, queremos promover o desenvolvimento artístico e social dos pequenos, e contribuir para o fortalecimento das artes e das relações familiares. Essa programação especial também é uma forma de valorizar a figura da criança e os aspectos relacionados à infância e à alegria de brincar, que são marcantes na vida e obra de Candido Portinari”.  

Visitação 

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h. 

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários