Crie bons hábitos e seja um profissional de sucesso

DO TEXTO: Mude sua atitude, pois a transformação está dentro de você!
É claro que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, porque depende de muita atitude. Mas a criação de bons hábitos é algo que nos move e nos transforma.


Mas afinal, por que os bons hábitos nos tornam profissionais e empreendedores de sucesso?


Por: Dra.Patricia Rangel*


É claro que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, porque depende de muita atitude. Mas a criação de bons hábitos é algo que nos move e nos transforma. Quando faço postagens ou textos sobre esse tema, recebo diversas mensagens de pessoas incomodadas por não realizar nem 50% das dicas ou sugestões que cito. Minha resposta é sempre a mesma: “Mude sua atitude, pois a transformação está dentro de você! Você não pode alcançar as mudanças que deseja agindo da mesma forma. Dê o primeiro passo e faça algo diferente ainda hoje, pois só depende de você.”

De acordo com Charles Dunigg, no livro O poder do hábito: "Se você acredita que pode mudar – se faz disso um hábito -, a mudança se torna real. Este é o verdadeiro poder do hábito."

Mas afinal, por que os bons hábitos nos tornam profissionais e empreendedores de sucesso? A resposta é teoricamente simples. O treino e a prática nos levam à perfeição. E isso vale para todos os pilares da nossa vida. Mesmo os profissionais mais talentosos e premiados, precisam ter bons hábitos para alcançar os melhores resultados. Você concorda que até mesmo a nossa força de vontade é algo que precisa ser treinado diariamente, pois se não for um hábito, há grandes chances de a desmotivação surgir?

Quando observamos as listas de hábitos que são sugeridas por diversos estudiosos deste tema, por vezes ficamos analisando aquele item individualmente e nos parece não fazer nenhum sentido. Mas com aquele hábito podemos ter, ao longo do tempo, grande impacto em nossa saúde, produtividade, na transformação que tanto buscamos e principalmente no alcance dos resultados almejados. O primeiro passo é entender como cada hábito funciona e como ele poderá contribuir com a transformação que você busca. Assim, você será capaz de montar a sua própria lista de bons hábitos.

Para mudar ou adotar um novo hábito é preciso, antes de tudo, acreditar que a adoção daquela rotina trará benefícios, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, e que este hábito será importante para o alcance de seus objetivos. Muitas vezes é preciso se desfazer de crenças e pensamentos que podem estar limitando suas ações. Feito isso você estará comprometido com aquela atitude.

Quantas vezes você já ouviu a frase: “A prática leva à perfeição”? Essa se tornou uma frase polêmica ao longo dos anos, visto que estamos em constante processo de transformação e a melhoria contínua deve fazer parte da nossa rotina. Então dificilmente chegaríamos à perfeição. Alguns estudos inclusive mostram que a prática é apenas um terço do que é preciso para chegar à perfeição, já que também é necessário muito estudo, talento, inteligência e aptidões. Tudo bem! Mas o fato é que a prática é parte fundamental deste processo de transformação e busca por melhores resultados, mesmo que estes não sejam perfeitos.

Agora você entendeu por que eu disse que a resposta é teoricamente simples? O grande desafio é justamente colocar em prática estes novos hábitos. Até porque para a adoção de bons hábitos precisamos também nos desfazer de maus hábitos e alguns deles podem estar em sua vida desde a infância. Neste processo de transformação você também precisa identificar quais são os maus hábitos que não contribuem para o seu sucesso e que você precisará descartar de seu dia a dia. Em alguns casos é preciso até mesmo um apoio médico e/ou psicológico para a eliminação de um mau hábito, tais como fumar ou beber. Mesmo que seja, não desanime. Todos somos capazes de transformar as nossas vidas e buscar os melhores resultados.

Agora que entendemos a importância dos bons hábitos para sermos profissionais de alta performance, que tal conhecer uma lista de bons hábitos? Não se esqueça que esta é uma sugestão e que você deve trocar alguns desses hábitos por outros que julgar mais pertinentes para o seu processo de transformação. Mas, se você ainda não sabe por onde começar, esta lista é um excelente começo.

01.Acorde cedo
02.Faça meditação e/ou oração
03.Mentalize os bons resultados que almeja
04.Adote uma alimentação equilibrada e beba bastante água
05.Pratique atividade física
06.Siga a quantidade de horas de trabalho planejada
07.Seja produtivo, priorizando as atividades complexas e fugindo de furtadores de tempo
08.Contemple a beleza das coisas simples
09.Faça ao menos 1 elogio por dia
10.Experimente algo diferente (pode ser um alimento, um caminho, uma atividade etc.)
11.Aprenda algo novo (leia 1 capítulo de livro, escute 1 podcast, assista uma live, etc.)
12.Dedique algum tempo a quem você ama (mesmo que seja online)
13.Tire ao menos 10 minutos para você
14.Planeje o seu dia seguinte
15.Agradeça o seu dia

💢💢💢

*Dra. Patrícia Rangel é Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney. Foco em Atitude, Liderança, Empreendedorismo e EHS.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários