Livro desmistifica contos de fadas por meio da psicanálise

DO TEXTO:


Com muita clareza, "Decifra-te" leva o leitor a refletir sobre si mesmo e suas atitudes

Você sabe qual o verdadeiro significado dos Contos de Fadas? A psicanálise pode ser aplicada à literatura da mesma forma que é aplicada aos sonhos. Sonhos, mudando de natureza e propósito, os Contos de Fadas costumam ser uma coleção arbitrária de imagens, mais do que uma narrativa clara e linear. Como nos sonhos, o conteúdo dessas imagens é muito mais importante do que as palavras precisas da história.

A obra “Decifra-te! E as pessoas” (Literare Books International) da neuropsicóloga Marilene Lima nos convida a refletir sobre nós mesmos, nossas atitudes e escolhas, pela decifração de diferentes Contos de Fadas. A obra é um chamado para que adentremos em uma jornada interior, por meio do olhar da Psicanálise dos Contos de Fadas, que faz da autoanálise a sua ferramenta mais valiosa.

Nesse sentido, a psicanálise revela que os Contos de Fadas ajudam, por exemplo, crianças resolverem certos problemas existenciais, como ansiedade de separação, conflitos e rivalidades entre irmãos. A violência extrema e as emoções negativas de muitos contos de fadas servem para desviar o que pode estar acontecendo na mente da criança de alguma maneira. Os medos irreais de uma criança muitas vezes exigem esperanças irreais.

A escritora é psicóloga há mais de 24 anos, psicanalista há 22 anos e estudiosa dos Contos de Fadas há mais de 30. É ela quem nos chama para um passeio por diversas histórias folclóricas e de autoria (pautadas nas primeiras), somadas a aprofundamentos na compreensão psicanalítica dos Contos de Fadas e dos roteiros de vida de seus personagens, bem como de cada um e de todos nós.

Em cada capítulo ou exercício, um passo adiante é dado rumo à leitura de Si e do Outro, ensinando que decifrando a nós mesmos, deciframos pessoas. Um livro que aguça os olhos e ouvidos dos leitores para o passado dos contos, que participam, vivos, do cotidiano roteiro de vida que construímos.  

SOBRE A AUTORA
Marilene Lima - Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Mestre em Educação pela PUC-SP. Especialista em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise e Arteterapia. Possui experiência consistente em educação há 30 anos, Psicologia Social há 25 e atendimento clínico há 20 anos. Preside a Associação Brasileira de Apoio e Reabilitação Edukaleidos, mais conhecida como “Instituto Edukaleidos”. Docente na Pós-graduação, especialização e graduação em cursos nas áreas de educação e saúde mental. Criadora e incentivadora de diversos Projetos e Programas como Educação Emocional Assertiva, Percurso VIDA – Viver Intensamente De Atender, do Método POF: Pés no Chão, Organização e Foco, bem como do Curso: Decifrando Pessoas: Conhecendo a Si mesma/o, que deu origem a esse livro. Palestrante. Autora dos livros: “Brincar cura! O brincar e seu desenvolvimento” (técnico); “A semente que virou árvore, que virou...” (que compõe a Coleção VIDA, em breve com mais seis títulos) bem como do Programa: As Oito Idades da Mulher - inteligência emocional nas diferentes fases e crises da vida, coautora de dois livros, dentre eles “A contação de histórias: contribuição à Neuroeducação”.

FICHA TÉCNICA
Decifra-te
Autora: Marilene Lima
Literare Books International – 1ª edição – 112 páginas – 2021
Formato: 14 x 21 cm 
Categoria: Não Ficção
ISBN Físico: 9786559222339
ISBN digital: 9786559222346
Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-decifra-te
À venda nas principais livrarias físicas e e-commerces

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários