Grupo de mulheres indígenas "Suraras do Tapajós" lança álbum dia 28/05

DO TEXTO: "Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A Força que vem das Águas" é o primeiro disco das artistas da "Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós"
No dia 28/05, o grupo musical “Suraras do Tapajós” lança seu primeiro álbum: “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A  Força que vem das Águas”. O trabalho, lançado nas plataformas digitais por meio do selo Alter do Som, traz as vivências das mulheres indígenas e a musicalidade da floresta.


"Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A Força que vem das Águas" é o primeiro disco das artistas da "Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós"


No dia 28/05, o grupo musical “Suraras do Tapajós” lança seu primeiro álbum: “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A  Força que vem das Águas”. O trabalho, lançado nas plataformas digitais por meio do selo Alter do Som, traz as vivências das mulheres indígenas e a musicalidade da floresta.


Uma construção coletiva do grupo nascido em Alter do Chão (Amazônia paraense), o álbum contém uma forte introdução em Nheengatu – língua falada pelos povos do Baixo Tapajós –, além de outras oito faixas em Português, sendo seis inéditas. Para Larissa Borari “as letras mostram quem somos, a importância da natureza, das águas, onde os encantados vivem. Através das nossas vozes e batuques mostramos que existimos e resistimos”.


“Suraras do Tapajós” é o primeiro grupo de carimbó do Oeste do Pará composto por mulheres e o primeiro do Brasil só de mulheres indígenas. Faz parte da “Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós”, que tem a missão de combater o racismo e a violência contra a mulher indígena. Com a música, mais especificamente o carimbó, elas marcam presença em um ritmo tradicionalmente executado por homens e, de forma subversiva, ecoam suas lutas para além de seus territórios.


“A realização desse projeto é um momento de grande conquista para nós. Através desse álbum imprimimos a nossa marca como ‘artivistas’ também no cenário musical. Nossa missão está presente nas letras e músicas que enaltecem o nosso território, trazendo a ancestralidade dos encantados e fortalecendo nossas vozes que ecoam agora mundo afora”, completa Keissi Borari. 


Em seus dois primeiros anos de existência, as ”Suraras do Tapajós” fizeram apresentações em importantes eventos no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Lançaram três músicas “Guerreira Surara”, “Filhas da Encantaria” e “Suraras da Beira do Rio”, disponíveis nas plataformas de streaming. O novo álbum, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, conta também com o lançamento de dois videoclipes, “Guerreira Surara”, no dia 19 de junho, e “Batuque de Alter”, em julho, sem data definida.


De 18 a 20 de junho, o grupo fará ainda o Festival de Música Indígena da Amazônia e a Feira Criativa Indígena pelo novo site www.surarasdotapajos.org.br.


SERVIÇO:

Lançamento do álbum “Kirĩbasawa Yúri Yí-itá - A  Força que vem das Águas”, do grupo “Suraras do Tapajós”

28 de maio, nas principais plataformas de streaming

http://alterdosom.com.br/nossos-artistas/suraras-do-tapajos/

Foto: Daniel Govino


Suraras do Tapajós - Suraras da beira do rio


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários