Pinte o sete dentro das obras de Volpi e Portinari

DO TEXTO: A garotada vai poder viajar pelas pinturas destes grandes artistas brasileiros e se divertir enquanto conhece um pouco mais sobre eles

Livros infantis da premiada autora Vivian Caroline Lopes prometem um divertido mergulho nas obras de grandes pintores brasileiros

Mari Miró está de volta, pronta para explorar o mundo da arte, e convida a todos para embarcarem em duas novas histórias. Nos livros Mari Miró e o Mané Gostoso e Mari Miró e o Tintureiro com a Gaita, da educadora social Vivian Caroline Lopes, a pequena personagem é transportada diretamente para dentro de grandes obras de arte! E adivinha quem são os pintores da vez? Ninguém menos que Alfredo Volpi e Cândido Portinari.
A garotada vai poder viajar pelas pinturas destes grandes artistas brasileiros e se divertir enquanto conhece um pouco mais sobre eles. Por exemplo, no Mané Gostoso, você vai ver de pertinho as clássicas bandeirinhas de Festa de São João e as fachadas dos casarios – características do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. Crianças, adultos e professores, além de aprenderem muito com a jovem garotinha, também vão se emocionar quando Mari encontra um senhor todo simpático que está pintando uma casa. Para a sua alegria, ele é o próprio artista!!!
Outro personagem que recebe o nome da segunda obra, Tintureiro com a Gaita, é um menino gentil que sai por aí fazendo as entregas das roupas que a mãe dele lava, passa e tinge. Na sua aventura – como no mundo paralelo de Mágico de Oz – Mari e seu amigo Ívilis descobrem Brodowski, a cidade natal de Portinari, e passeiam por vários temas importantes da obra deste que é um dos mais respeitados artistas brasileiros. O livro é um verdadeiro convite para revivermos a infância no interior por meio de um mundo lírico sobre as artes de Portinari.

Essas publicações fazem parte da coleção Arte é Infância, que já conta com nove narrativas sobre os artistas: Joan Miró, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Anita Malfatti e Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e, agora, também, como já citado, Alfredo Volpi e Cândido Portinari.

Ilustrados pela própria autora, que é também doutora em Literatura Brasileira, o projeto tem auxiliado muito os professores a transformarem o conteúdo lúdico dos livros em conhecimento de história da arte e práticas de sala de aula.

Cada livro conta com material de apoio didático e apresentação detalhada das referências usadas, obras e um panorama geral da vida dos pintores. Também tem sugestões de sequências didáticas com atividades, além de proporcionar diálogos com cinema, teatro e dança.

Ficha técnica:
Título: Mari Miró e o Mané Gostoso
Autor: Vivian Caroline Lopes
ISBN: 9788538088424 
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 48
Formato: 24x24 cm
Preço: R$ 24,90

Título: Mari Miró e o Tintureiro com a Gaita 
Autor: Vivian Caroline Lopes
ISBN: 9788538088431
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 48
Formato: 24x24 cm
Preço: R$ 24,90

Sobre autora: Vivian Caroline Lopes é educadora social atuante na periferia de São Paulo, com projetos de incentivo à leitura e escrita em diálogo com música, dança e pintura. Doutora em Literatura Brasileira, estuda a relação entre palavra e imagem, poesia e pintura, literatura e artes. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Paradidático com a coleção Arte é Infância.

Acompanhe a autora no Facebook: https://www.facebook.com/viviancarolopes/

Outros livros da coleção Arte é Infância: https://www.cirandacultural.com.br/busca/mari

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários