ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11/20/2019

Respeitável público, o espetáculo do Grande Circo Favela já começou!


Publicada pela Estrela Cultural, obra inspirada na vida do primeiro palhaço negro brasileiro, é uma história lúdica e repleta de ensinamentos sobre a vida

O palhaço está triste por perder seu picadeiro! Mas agora, pela primeira vez, o circo chega à Favela do Meio, será que o sucesso e a alegria serão certeiros?

Inspirado na história de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro brasileiro, conhecido como Beijo Moleque, a obra Grande Circo Favela, escrita pelo carioca do subúrbio Otávio Júnior e publicada pela Editora Estrela Cultural, homenageia-o por meio do personagem Mingau.

Nessa incrível narrativa, o autor apresenta ao pequeno leitor a menina Ju. Ao lado de seu mais novo amigo, o palhaço Mingau, ela vai em busca da realização de seus sonhos e dos de Mingau, que havia trocado toda a alegria por tristeza após a falência do circo no qual trabalhava. Sentindo-se perdido, ele perambula pela cidade até chegar à favela do Meio onde mora a garotinha. Juntos, os dois decidem alegrar toda a comunidade.

A menina nunca tinha visto um palhaço tão de perto e estava encantada. Também nunca havia pisado em um circo. (p.07)

Com uma escrita cativante e emocionante Grande Circo Favela surpreenderá a todos. Repleto de ensinamentos sobre a vida, o escritor convida os jovens a refletir sobre questões como amizade, confiança e respeito. Ao final, o leitor se depara com uma incrível revelação sobre superação e solidariedade.

Sutil e encantador, o livro conta com as lindas ilustrações de Roberta Nunes. Além de enriquecer as páginas, enchendo os olhos de cor e alegria, os desenhos levam as crianças a exercitar a imaginação e vivenciar o conto de uma maneira única, tornando a leitura ainda mais prazerosa.

Sobre o autor: Carioca do subúrbio, Otávio iniciou oficialmente suas pesquisas relacionadas à promoção da leitura em 2007. Criou o projeto "Ler é 10 - Leia Favela" para permitir que crianças de comunidades carentes tenham acesso ao livro e à leitura. Atualmente, estuda práticas educativas, aprendizagem criativa, games e narrativas audiovisuais. Escreve contos, roteiros de histórias em quadrinhos e poemas infantojuvenis. Sonha em criar um parque de diversões educativo e uma biblioteca futurista.

Sobre a ilustradora: Roberta Nunes é carioca, designer gráfico, ilustradora e, atualmente, cursa especialização em literatura infantojuvenil na Universidade Federal Fluminense (uff). Gosta de dar forma às histórias, como em Que cabelo é esse, Bela?, de Simone Mota; e no quadrinho Água do feijão, que ganhou o concurso realizado pela Festa Literária das Periferias (flup) em parceria com o consulado da França.

Ficha Técnica:
Título: Grande Circo Favela
Autor: Otávio Júnior
Ilustração: Roberta Nunes
ISBN: 978-85-45559-60-3
Medida do livro: 21,5 x 30 cm
Indicação: A partir dos 6 anos
Páginas: 32
Preço: R$39.90
Temas transversais: Amizade, convivência, 
solidariedade, empreendedorismo infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário