Selfies podem estar relacionadas ao aumento da incidência de piolhos em escolas, aponta estudo

DO TEXTO:

Em estudo com mais de 200 jovens, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, observaram ligação entre o aumento da infestação de piolhos em escolas e o hábito das crianças e adolescentes de se reunirem para tirar fotos.

São Paulo – Agosto de 2019 - A pediculose, ou seja, a doença causada pelos piolhos que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos, sempre foi um problema comum durante a infância, principalmente nas meninas devido aos longos cabelos. Porém, de um tempo para cá, os médicos perceberam um aumento nos índices de infecção por esses pequenos sugadores de sangue, que, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust, está sendo causado principalmente pelas famosas selfies. “Isso por que, na hora de tirar uma foto, é comum que as crianças e adolescentes se reúnam muito próximos uns aos outros e essa proximidade facilita a transmissão do inseto entre as cabeças”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os dados comportamentais de mais de 200 jovens, separando-os em dois grupos: aqueles que não usaram tablets ou celulares nos últimos anos, composto de 98 indivíduos, e aqueles que usaram esses dispositivos no passado, com 104 adolescentes e crianças. Ao analisarem a porcentagem desses jovens que tiveram piolho, os estudiosos observaram que apenas 29,5% do primeiro grupo já tinham sofrido com a doença contra 62,5% do segundo grupo. Logo, os pesquisadores concluíram que crianças e adolescente que possuem smartphones ou tablets têm duas vezes mais chances de sofrerem com piolhos.

Além disso, os resultados do estudo demonstraram um crescimento nos níveis de infestação por piolho, visto que metade das crianças que fizeram parte da pesquisa tinham sofrido com a doença nos últimos cinco anos, número 22 vezes maior em comparação a estimativas anteriores de incidência de piolhos, que ficavam entre 2 a 8% na população com essa idade. “É claro que não se pode dizer que smartphones e selfies são a única causa para o aumento na incidência de piolhos em crianças. Podem sim existir outras razões. Mas também não se pode negar que há uma ligação entre esses dois fatores”, alerta a dermatologista.

Dessa forma, se ocorrer um surto de pediculose na escola de seus filhos considere proibir o uso desses dispositivos pelos pequenos, pois, com eles, as crianças com certeza se reunirão para tirar fotos, permitindo que os piolhos se espalhem mais facilmente. “É muito difícil lidar com piolhos, tanto para os pais quanto para as crianças. Sendo assim, é fundamental entendermos como essas pequenas criaturas se espalham. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, principalmente quando os tratamentos mais comuns para os piolhos incluem o famoso e dolorido pente fino e remédios aos quais essas pequenas criaturas estão cada vez mais resistentes”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários