Produtor musical vi~nau lança recriação de Geraldo Azevedo em noite de música experimental na Fauhaus

DO TEXTO:

Programação terá ainda apresentações de Lazule, Fábio Sá e Isaac Moraes & Mayara Wui

O ambiente sertanejo e nostálgico de “Suíte Correnteza”, fonograma de 1977 de Geraldo Azevedo, é recriado por vi~nau em uma turbulenta viagem sonora. Em seu novo projeto solo, o produtor musical Matheus Vinhal lança “Correnteza” em uma noite de música lounge e ambient, pela primeira vez em São Paulo, na Fauhaus, Vila Romana. A programação, que contará também com Lazule, Fábio Sá e Isaac Moraes + Mayara Wui (Escuro), começará às 17h do domingo (26/05) com ingressos colaborativos a R$ 10.

Com um trabalho voltado para a música experimental, vi~nau faz uma ousada releitura da MPB com o álbum “Correnteza”. O disco, lançado pelo selo pirasema no início deste mês, utiliza trechos da música de Geraldo Azevedo para criar uma ambiência sonora que remete a uma viagem pelas veredas de um sertão místico, com forte influência da obra de Guimarães Rosa. Para isso, vi~nau decanta os sons e os temas presentes na "Suíte Correnteza", de Azevedo, em uma abordagem experimental da canção brasileira, que por vezes se aproxima da ambient music ou do vaporwave.

Em sua carreira, Vinhal é também criador do projeto Cigarras. O coletivo de improviso sonoro de Brasília ganhou destaque internacional através da The Wire, importante revista britânica de música e práticas sonoras experimentais, que incluiu uma faixa em destaque na edição de janeiro da publicação. Além disso, o coletivo conta com outra composição na edição mais recente da coletânea Below the Radar, organizada pela revista.

Vinhal também faz parte de outros grupos de improviso sonoro como Escória do Basalto, V ÃO e Muito Nasty, e atua como produtor musical, tendo mixado, por exemplo, o primeiro disco da Escória do Basalto, além de faixas para a canadense Arielle e o jordaniano Omran. Na Fauhaus, vi~nau apresenta-se rearranjando e mixando ao vivo os samples usados para criar “Correnteza”, atravessando o ambiente sertanejo da música de Geraldo Azevedo em uma viagem sonora que por vezes parece aludir ao movimento dos barcos ou à fluidez dos rios e cachoeiras.

Ouça “Correnteza”: http://pirasema.com/

Matheus também divide o palco com Lazule, projeto solo da artista Alessandra Duarte. Guitarrista da banda Ema Stoned, Alessandra faz uma improvisação de guitarra acompanhada por Vinhal, que toca samples de piano da música "When There is No Sun", do músico americano afrofuturista Sun Ra. A música, já gravada por Alessandra e Vinhal, está em processo de mixagem e será lançado pelo selo pirasema ainda este ano. Completa a formação de Lazule o músico carioca Daniel Penteado, no baixo e na percussão.

Em seguida, o baixista Fábio Sá mostrará seu projeto solo com harpa indiana, chamada esraj, usando-se ainda de pedais de efeitos para criar uma atmosfera de contemplação e virtuose. Além do projeto que apresentará na Fauhaus, Fábio Sá faz parte do show e do disco Action Lekking, de Negro Leo, integra a banda Los 5 e acompanhou Gal Costa na turnê “Estratosférica” e no show “Ela disse-me assim”, dentre outro projetos.

Por fim, DJs da festa Escuro, Isaac Moraes e Mayara Wui encerram a noite da Correnteza na Fauhaus com uma seleção de sua pesquisa em música negra, com especial presença do soul, funk e lounge music.
A Fauhaus é um espaço colaborativo que fica na Vila Romana, em São Paulo. O lugar conta ainda com venda de bebidas e comidas, além de um brechó.

SERVIÇO
Correnteza na Fauhaus
com vi~nau, Lazule, Fábio Sá e Isaac Moraes + Mayara Wui
Data: 26/05/2019 (domingo)
Horário: 17h
Local: Fauhaus
Endereço: R. Faustolo, 983 - Vila Romana - São Paulo/SP
Preço: R$ 10 (Ingresso colaborativo)
Classificação: Livre

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários