ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/18/2019

O que está acontecendo no mundo?


Especialistas do Mackenzie comentam principais temas de ordem global nas editorias de economia, política e sociedade 

Não é novidade que o cenário sociopolítico internacional vive sob tumulto. O que muda, ganhando novos protagonistas a cada dia, são os fatos que explicam como esse tumulto se desenvolve. Com acontecimentos interdependentes em escala global, nenhuma peça da imensa fileira de dominós cai sem afetar a vizinha; economia, sociedade, política, cultura e direitos humanos são itens cada vez mais ligados pelo mesmo fio.

Na América, a Venezuela é o foco da discussão. Qual será o desfecho da crise? Com o surgimento do autoproclamado interino Juan Guaidó, reconhecido pela maioria dos países da região, a instabilidade da nação caribenha supera as fronteiras. Acima no continente, entra em cena os EUA de Donald Trump. Quais as chances de uma intervenção militar? Enquanto troca farpas com Maduro, o republicano vê a relação com Kim Jong-un esfriar, democratas ganharem força após a vitória nas eleições legislativas e aguarda Jair Bolsonaro para aproximação entre os dois países.

Atravessando o Atlântico, a política dá sinais de mudança. Com o fortalecimento da extrema-direita europeia, a imigração se torna um assunto cada vez mais criticado, seja pelos eurocéticos ou pelos favoráveis a fronteiras abertas. No Reino Unido, a primeira-ministra, que se mostrou dura na queda, enfrenta novas votações para saber se a saída da União Europeia será adiada ou concluída no dia 29 de março. Quais os impactos na região?

Do lado oriental, a potência chinesa enfrenta a menor taxa de crescimento desde os anos 90, apesar de seguir rumo ao posto de maior economia do mundo. Com uma onda protecionista e sentindo o reflexo da guerra tarifária travado com os EUA, Pequim quer retomar o fôlego em 2019. O Brasil, que tem na China seu maior parceiro comercial, está atento. Maduro, endossado por Xi Jinping, também. Tudo está ligado – e os especialistas do Mackenzie ajudam a entender.

Quem comenta esses assuntos? 

Economia
Francisco Américo Cassano, professor de economia internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Marcio Coimbra, especialista em política internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasília.

Política
Maurício Fronzaglia, cientista político e especialista em relações internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Arnaldo Francisco Cardoso, professor e pesquisador nas áreas de Comércio e Relações Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Direito Internacional e Direitos Humanos
Flávio de Leão Bastos Pereira, professor de Direito Constitucional e especialista em Direito Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Clayton Pegoraro, professor de Direito e especialista em relações internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul

Sobre a autora

Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul - Natural e residente na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, formada em Magistério pela E.E.S.G. “Sud Mennucci” com habilitação para exercer a profissão de professora em 1996. Aprovada no Concurso Público de prova e Títulos para provimento de emprego de Professor do Ensino Fundamental em 14 de janeiro de 1999. Em 1 de fevereiro de 2001, foi contratada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, na pasta da Secretaria da Educação com habilitação para alunos do 1º ao 5º ano. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil