Escola especializada em TDAH promoveu a semana de fantasias para reter atenção de alunos

DO TEXTO:

Inspirada em iniciativas de escolas norte-americanas, a Spirit Week realizou durante no período de 18 a 22 de março, a semana da fantasia, com o objetivo de integrar e entreter jovens e crianças. Os próprios alunos escolheram suas fantasias de acordo com os temas propostos pela instituição.

Rio de Janeiro, março de 2019: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade afeta mais de 4% das crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por suas características específicas, como falta de atenção, inquietação e impulsividade, o transtorno prejudica o desempenho escolar e faz com que apenas 69% dos estudantes diagnosticados concluam os estudos. Por causa da dificuldade de concentração em situações que consideram monótonas, como aulas tradicionais, os portadores de TDAH se sentem incapazes de manter um desempenho regular e acabam desmotivados. Isso causa um índice de reprovação três vezes maior do que os alunos comuns. 

Para reter a atenção de seus alunos portadores do transtorno, a Recreio Christian School realiza a “Spirit Week”, uma semana inteira de atividades lúdicas na qual os alunos e funcionários são estimulados a irem fantasiados, cada dia de acordo com o tema proposto na programação. O método surgiu nos Estados Unidos com objetivo de integrar os estudantes e os deixar entusiasmados com as atividades escolares. Como uma instituição especializada em TDAH, a Recreio viu na iniciativa uma ótima oportunidade de estimular a aprendizagem de seus alunos especiais. 

“Queremos proporcionar ensino de qualidade ao nossos alunos, mas sem deixar de lado a alegria e a diversão. É sempre bom sair do tradicionalismo das instituições de ensino brasileiras e procurar algo novo, ainda mais para lidar com portadores de déficit de atenção e não conseguem se adequar à monotonia das aulas comuns”, ressalta Gabriel Frozi, proprietário e diretor da Recreio Christian School. 

Este ano, a Spirit Week ocorreu de 18 a 22 de março. Segundo o cronograma, os jovens terão que se fantasiar de personagens da Disney, usar pijamas, arrumar o cabelo de um jeito maluco, serem seus super-heróis favoritos, vestir-se igual a um colega e performar alguém que eles gostem muito na escola. A diversão é tanta que os alunos fazem questão de compartilhar momentos e trajes nas redes sociais. 

Ensino diferenciado

A estrutura de funcionamento pedagógico da Recreio segue um padrão fora do comum, a começar pelo sistema de avaliação. As provas constituem apenas 30% da nota final, sendo os outros restantes 15% de participação, 25% de deveres de casa e 30% de projetos. As turmas são pequenas e os alunos com TDAH fazem as provas bimestrais separados do resto da turma, ou têm a avaliação substituída por algum trabalho.

Gabriel Frozi desenvolveu um sistema de educacional inovador, que chama atenção pela dedicação dos profissionais com cada turma e a criatividade na hora de transmitir conhecimento. Não é à toa que a instituição fez sucesso até entre jovens que não possuem nenhum tipo de transtorno. Atualmente, apenas 20% dos matriculados são portadores de TDAH. Além dos cuidados especiais, a RCS oferece ensino bilingue e adota um sistema norte-americano, com atividades extra-curriculares, capacitando seus alunos para intercâmbios e universidades internacionais. 

Serviço:
Data: 18 a 22 de março de 2019
Local: Recreio Christian School

PROGRAMAÇÃO:
Segunda 18/03: Disney Day - alunos fantasiadas como personagens da Disney 
Terça 19/03: Pijama day - alunos com seus pijamas preferidos 
Quarta 20/03: Crazy Hair Day - Alunos com cabelos bagunçados e malucos
Quinta 21/03: Twins Day - alunos escolhem um “irmão gêmeo” e vão iguais 
Sexta 22/03: RCS Spirit - alunos vestidos como as pessoas que eles mais gostam na Recreio

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários