ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7 de setembro de 2018

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro celebra 95 anos com novidades

Rádio MEC Rio 95 anos

Emissora lança selo comemorativo e apresenta nova identidade visual e sonora com o slogan "A Primeira do Brasil"

A Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 kHz) completa 95 anos e lança selo comemorativo nesta sexta-feira, dia 7 de setembro de 2018. Para comemorar a data, a emissora pública idealizada por Edgard Roquette-Pinto também apresenta nova identidade visual e sonora com o slogan "A Primeira do Brasil".

Neste dia, a MEC apresenta ainda programação especial em todos as produções da grade. A festa será completa com a realização da final do Festival de Música Rádio MEC prevista para 25 de setembro, dia do aniversário de Roquette-Pinto, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

A iniciativa busca revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas de cantores, compositores e instrumentistas. A proposta do concurso é valorizar a produção de artistas do estado do Rio de Janeiro.

Radio MEC-pioneiros em almoco que  homenageia Edgard Roquette Pinto em 1924-Credito Acervo EBC

Trajetória

Considerada a mais antiga do país, a MEC AM começou sua história de pioneirismo como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A emissora foi criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto, um ano após a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. O evento que ocorreu em 7 de setembro de 1922 na Praia Vermelha, comemorava o Centenário da Independência do Brasil.

Radio MEC Edgard Roquette Pinto 
decada de 1920-Credito Acervo EBC

Foi também em um 7 de setembro, mas de 1936, que a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passou a se chamar Rádio Ministério da Educação e, depois, Rádio MEC. Roquette-Pinto ainda a dirigiu até 1937, quando foi substituído por Fernando Tude de Sousa.

Com cerca de 50 mil registros e produções, a Rádio MEC possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

A programação da emissora é totalmente voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, a música regional, a música instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e as artes como um todo.

Hoje, a Rádio MEC é parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão de veículos públicos de comunicação como a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional, a

Rádio MEC FM 99,3 Mhz e a Rádio MEC AM 800kHz.

Faixas de programação:

Conhecimento - Todos os dias, de 6h55 às 10h: Ginastica!, Todas as Vozes, Bate-Papo.com, Viva Maria, Multidiversidade UFRJ , Na Trilha da História e Natureza Viva;
Cultura - Todos os dias, às 12h - Arte Clube, Conversa com o Autor, Marca Página e Trilha de Letras;
Música brasileira - Todos os dias, às 14h e às 18h - Armazém Cultural, Rádio Batuta, Vozes do Brasil, Playlist do Zuza, Cena Musical, Ao Vivo entre Amigos.

Equipe:
Produção: Marcos Leite, David Isidoro e Jose Freitas
Programação Musical: Demarie Henriques e Cacá Santiago
Apresentadores: Marcus Aurélio de Carvalho, Cadu Freitas, Felipe Rangel, Jansem Campos e Tiago Alves
Coordenação de Produção: Rodrigo Soprana
Coordenação de Programação: Cacá Santiago
Gerente Rádio MEC: Thiago Regotto
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis