Premiado espetáculo infantil “Rapunzel” faz curtíssima temporada no Teatro das Artes

DO TEXTO:

Adaptação de Leonardo Simões a partir do conto dos irmãos Grimm 
fica em cartaz de 4 a 26 de agosto no Shopping da Gávea. 

Sucesso de público e crítica há 22 anos, o espetáculo Rapunzel, adaptado por Leonardo Simões, volta em cartaz a partir do dia 4 de agosto para uma curtíssima temporada no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea. A peça fica em cartaz aos sábados e domingos às 16h até o dia 26 de agosto.

Nessa adaptação do conto dos irmãos Grimm, quem conta a história é uma empregada doméstica, mesclando referências da fantasia com os seus afazeres, como forma de tornar mais leve sua rotina de trabalho. 

- Quando decidi criar essa adaptação cênica, há mais de 22 anos, este era um dos raros que ainda não haviam sido recontados no cinema, como desenho animado. Assim, nossa releitura de Rapunzel aproxima das crianças de hoje a narrativa tradicional, através de recursos cênicos simples, reforçando a teatralidade e o afeto. 

As músicas de domínio público, que pontuam momentos marcantes da história, também estimulam esse tom participativo. E as canções da MPB, juntamente com as músicas criadas especialmente para a peça, promovem o encantamento de crianças e pais, na descoberta de novas visões sobre esse conto tão conhecido  – diz Leonardo Simões, autor e diretor do espetáculo.

A peça, que já recebeu diversos prêmios nesses 22 anos de trajetória, traz uma seleção de músicas do cancioneiro popular e outras originais, todas cantadas e tocadas ao vivo. A cenografia, figurinos e adereços foram concebidos por Ney Madeira, para a primeira montagem (1996).

O cenário é construído com materiais domésticos que remetem ao ambiente onde a história é narrada. Na visão do figurinista e do encenador, tudo se transforma: uma mala velha simboliza o muro; bolinhas de brinquedo são rabanetes; cordas de nylon fazem as tranças de Rapunzel; a torre é uma escada de serviço; o espinheiro em volta da torre são cabideiros adereçados com escovas de limpeza, e por aí vai. Essa simplicidade elaborada de modo criativo estabelece uma atmosfera de encantamento, levando o público a se surpreender e a se emocionar novamente com a história da menina de longas tranças.

FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Leonardo Simões
Elenco: Luciene Amarante, Fernanda Guerreiro, Anderson Calábria e Luan Simões
Cenário e Figurinos: Ney Madeira
Iluminação: Raphael Cesar Grampola
Coordenação de Produção: Raquel Penner
Produção Executiva: Leonardo Simões e Luciene Amarante
Assistente de Produção: Rafa Barcelos
As músicas compostas para o espetáculo são de Dante Carnevale e Eliane Dias

SERVIÇO:

RAPUNZEL
Local: Teatro das Artes – Shopping da Gávea (Loja 264– 2º piso). Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea - Telefone: (21) 2540-6004.
Temporada: 4 a 26 de agosto (com exceção dos dias 18 e 19, quando não haverá apresentação)
Horário: Sábado e Domingo às 16h. 
Ingressos: R$ 60,00 / R$ 30,00
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil. 
Capacidade: 418 lugares.
A bilheteria funciona de segunda a domingo, das 15h às 20h

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários