SEGURANÇA DIGITAL - App controla seu computador para mineirar criptomoedas

DO TEXTO: Conforme observado, o aplicativo ‘Calendário 2’ realmente nos diz que pode utilizar os ciclos extras de nossas CPUs para executar a mineração de...
O pesquisador de segurança Patrick Wardle recentemente esmiuçou um aplicativo de calendário, vendido na Mac App Store, que transforma seu computador em uma máquina de mineração de criptografia.


App de calendário estava minerando criptomoedas por baixo dos panos

O pesquisador de segurança Patrick Wardle recentemente esmiuçou um aplicativo de calendário, vendido na Mac App Store, que transforma seu computador em uma máquina de mineração de criptografia. Leia o post detalhado (em inglês) de Patrick sobre como o aplicativo controla sua máquina.

Nossa pérola favorita:

"Conforme observado, o aplicativo ‘Calendário 2’ realmente nos diz que pode utilizar os ciclos extras de nossas CPUs para executar a mineração de criptomoedas em segundo plano. Parabéns pela honestidade! Será?"
 

Por sorte, depois de ter avisado a Mac App Store, o aplicativo foi removido da loja. Embora essa seja uma ótima notícia e um bom trabalho tanto da Apple quanto do Patrick, precisamos questionar quantos aplicativos mal-intencionados, aparentemente inofensivos, estão disponíveis para download.

Quando questionados, os autores do app disseram que removeriam o recurso de mineração do aplicativo depois de ouvir sobre a reação das pessoas. No entanto um dos pesquisadores de segurança da Cylance testou o aplicativo e, mesmo depois de desabilitar o recurso, a mineradora da CPU continuou funcionando. Assim, mesmo que os usuários tenham feito o download e depois decidido não permitir a mineração, a alteração nas configurações não funcionou até uma reinicialização forçada.

A principal lição, nesse caso, é não confiar em tudo que está disponível na loja de aplicativos. E esse não é um problema limitado à Mac App Store, já que a Google Play Store também teve problemas semelhantes de aplicativos com malware disponíveis para download. Não acredite em ninguém!

Sobre a CYLANCE
A Cylance é uma empresa californiana que iniciou as atividades em 2012, pioneira no uso de inteligência artificial em tecnologia de antivírus. No Brasil desde 2016, é a única a oferecer uma solução de cibersegurança preventiva, que bloqueia ameaças avançadas e malware no ponto de entrada mais vulnerável, o endpoint. Com sua abordagem revolucionária de IA, o CylancePROTECT analisa o DNA do código antes de sua execução no endpoint para localizar e prevenir ameaças que as outras soluções não identificam, usando uma fração dos recursos do sistema associados às soluções de antivírus e detecção e resposta que estão implementadas nas empresas atualmente. Fundada por Ryan Permeh e Stuart McClure, um dos maiores nomes em segurança da informação do mundo, a Cylance tem soluções específicas para todo tipo de negócios, como varejo, energia, educação, infraestrutura crítica, healthcare, finanças e governo. Saiba mais em www.cylance.com

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários