ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3 de junho de 2017

Cinco ensinamentos para uma organização pessoal eficiente




Rafaela Oliveira, autora da obra "Organize Sem Frescura", da Astral Cultural, ensina como arrumar os ambientes da casa, sem perder tempo e dinheiro


                                                                                                                               
Alda Jesus
Portal Splish Splash


Conciliar a vida profissional com a pessoal não é nada fácil. Se fizessem um ranking das coisas que mais são procrastinadas no dia a dia, a casa estaria no topo. A frase de ordem é sempre: “No final de semana eu arrumo”, o que nem sempre é possível. Claro, não é preciso atirar na agilidade e acertar na neurose. A personal organizer, Rafaela Oliveira, autora do livro da Astral Cultural, Organize Sem Frescuras, lista cinco dicas básicas essenciais para um bom aproveitamento do tempo e de como a faxina, às vezes, precisa ser interna, antes mesmo do caos externo.

1 - Planejamento


Se você planejar o seu dia ou a sua semana, certamente vai ganhar mais tempo livre. Coloque o papel ou no seu aplicativo preferido todas as coisas que tem a fazer, tanto pessoais quanto de trabalho. Comece pelas tarefas prioritárias e estipule um tempo justo para cada uma delas.

2 - Organização


A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo: isso significa que ninguém nasce organizado. Há pesquisas que apontam que, para criar novos hábitos, é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama. Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará organizado sempre.

3 - Nas tarefas de casa


Fazer checklist é sempre uma ótima alternativa para aproveitar melhor o tempo nas tarefas de casa. Por exemplo, enquanto cozinha, lave a louça para não acumular bagunça na pia. Enquanto as roupas estiverem na máquina, você pode aproveitar e organizar uma gaveta, limpar dentro do micro-ondas, etc.

4 - Procrastinação


Quem não aproveita o tempo pode procrastinar facilmente, isto é, deixar o que não foi finalizado para outro dia, para outra semana, e assim por diante. Para evitar a procrastinação, divida uma tarefa grande em outras menores. Evite ultrapassar rês horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote na sua agenda o que deve ser feito, criando um compromisso.

5 - Aprenda a dizer não


Se você é daqueles que não sabem dizer não, pode acabar se afundando nas tarefas dos outros e, assim, sobra menos tempo para você. Se o pedido não estiver ao seu alcance, ser leal consigo mesmo não faz mal a ninguém. O que realmente faz mal é abraçar o mundo, não dar conta do recado, ficar estressado e sem tempo livre.
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis